Notícias

(27/09/2018)
#VEMCOMAGENTE: RENATO CASAGRANDE ASSINA PACTO PELA JUVENTUDE CAPIXABA


O candidato do 40 ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou no último sábado (22) o Pacto pela Juventude Capixaba, ao lado de sua candidata a vice, Jacqueline Moraes. Solenidade de assinatura contou com a presença de mais de 130 jovens, seguida de debate sobre propostas de oportunidades à esta parcela da população.


Elaborado pelo Conselho Estadual de Juventude do Espírito Santo (CEJUVE), o Pacto pela Juventude Capixaba reúne propostas de ações que visam melhorar e transformar a realidade de vida dos jovens do estado, que representam mais de um milhão da população.


Para o atual presidente da gestão compartilhada da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Jiberlândio Sahad, Renato sempre esteve à disposição dos jovens: ”Casagrande sempre demostrou ser aberto ao diálogo com os movimentos sociais, tanto que quando ele assumiu o governo em 2011, nosso estado não tinha um departamento de juventude e essa lacuna foi preenchida. Ele criou uma gerência de juventude para fortalecer as políticas sociais para os jovens capixabas”.


Jiberlândio lembra ainda que é necessário criar um espaço mais amplo, que englobe jovens de todas as idades e dê as oportunidades necessárias para o desenvolvimento dos mesmos. “Hoje nós precisamos fortalecer as políticas transversais para a juventude, com qualificação profissional, acesso ao primeiro emprego, criação de um fundo especial para a juventude, entre outras políticas públicas que os jovens precisam.”


Juventude é prioridade


Ex-governador e agora candidato ao governo do Espírito Santo, Casagrande defende que é preciso recuperar as políticas públicas que implantou em sua gestão de 2011. “Vamos retomar estas iniciativas e investir na educação e qualificação profissional, com foco para as áreas tecnológicas, aumentar a oferta de bolsas para o jovem de baixa renda, apoiar o acesso à terra, ao crédito, aos meios de produção e à educação básica”.


Casão lembrou ainda que é preciso tomar atitudes com relação à violência que a juventude negra vem sofrendo. “Também é preciso incentivar o espírito empreendedor, a entrada dos jovens no mercado de trabalho e fortalecer o enfrentamento à violência, com prioridade para a juventude negra. Cuidar da juventude é prioridade no governo”, finaliza.


O Pacto da Juventude é composto por 13 compromissos. Confira abaixo:


1. Fortalecer a Gerência Estadual de Políticas Públicas para Juventude.


2. Fortalecer o Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE).


3. Criar e efetivar o Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude.


4. Instituir uma Política de Enfrentamento à Letalidade Infanto-juvenil, principalmente contra juventude negra e periférica.


5. Fomentar ações que prevejam a redução do encarceramento do cidadão jovem.


6. Construir e fortalecer equipamentos públicos destinados à convivência e emancipação da juventude da cidade e do campo.


7. Construir e fortalecer uma Política de Promoção da Saúde da População Jovem.


8. Construir e fortalecer uma Política de Educação no Trânsito voltado à juventude.


9. Fortalecer políticas de mobilização urbana, investir em meios alternativos de transporte.


10. Garantir por meio de Editais de Chamamento Público o financiamento de cursos pré-vestibular comunitário.


11. Criar políticas de qualificação profissional e inserção do jovem no mercado de trabalho.


12. Criar o Fundo Estadual da Juventude, garantindo a autonomia na execução da política pública.


13. Instituir políticas de combate à discriminação e violência contra os grupos juvenis negros, LGBT, deficientes e mulheres.



Fotos