Notícias

(26/01/2018)
Vem aí uma série de ações da JSB para jovens capixabas


Juventude Socialista Brasileira (JSB)
Juventude Socialista Brasileira (JSB)

A bola da vez é formação política para os jovens. Após dar o primeiro feedback da gestão iniciada em 2017, mostrando tudo o que foi realizado nos primeiros 140 dias, a Juventude Socialista Brasileira (JSB) do Espírito Santo apresenta sua agenda para o primeiro semestre de 2018, provando que está em constante mobilização para estimular jovens a construir uma nova política.


Uma das propostas é promover Rodas de Conversa em 15 cidades do Espírito Santo para tratar de temas de interesse local, como a criação de órgãos que discutam o movimento estudantil dentro das cidades e promover a consciência política nos jovens. Os encontros serão abertos a qualquer pessoa que queira participar, não será necessário ser estudante ou filiado ao partido.


Outro plano é realizar em abril um seminário estadual de políticas públicas para a juventude, que terá o objetivo de fomentar a formação política, capacitar o jovem a entender melhor o partido, sua história e seu estatuto, além de oferecer formação de mídias sociais para a juventude entender a dinâmica das redes sociais nas eleições.


Opinião Jovem


Já na próxima semana será lançada a Coluna “Opinião Jovem”, um espaço argumentativo fixo no site do PSB-ES, onde a cada publicação um jovem filiado à JSB dará sua opinião crítica sobre um tema livre. O lançamento da coluna está previsto para o dia 2 de fevereiro, e ela será atualizada duas vezes por mês. O objetivo deste espaço é mostrar que os jovens estão inteirados dos assuntos que envolvem a atual conjuntura, e que podem e devem manifestar o que pensam.


 


O foco da JSB-ES com essas ações, segundo o vice-presidente do segmento, João Henrique, é ampliar qualitativamente o número de filiados à Juventude Socialista, fortalecendo o segmento para lançar candidaturas jovens nas eleições que possam efetivamente garantir os direitos da juventude. Além de já ter nomes para disputar cargos de vereador e deputado, a JSB-ES fará uma campanha nas escolas este ano para incentivar o jovem estudante de 16 anos a votar.


 


Como afirma João Henrique, a ideia é planejar atividades frequentes nos municípios para espalhar a filosofia da Juventude Socialista, conquistando cada vez mais pessoas. “Com o incentivo à emissão do Título de Eleitor entre os jovens acima de 16 anos, os encontros e os cursos no interior, queremos voltar a despertar o interesse dos jovens na política, e assim compor os quadros da JSB nos municípios, para fortalecer cada vez mais o segmento de norte a sul do Estado”, reforçou.


 


Para o presidente municipal da JSB de Pinheiros, Fábio Joseph, com a falta de políticas públicas específicas, a JSB-ES está no caminho certo para movimentar esse cenário. “Sou defensor de uma política voltada para nossa juventude, que ofereça respostas às diversas necessidades que os jovens possuem, melhorando assim nossa qualidade de vida e favorecendo nossa participação nas decisões políticas. Acredito que há muitos jovens que podem fazer história em nosso Estado”.


O secretário geral do PSB-ES, Carlos Rafael, completa que a participação dos jovens em assuntos políticos já trouxe grandes mudanças para o país. Por isso o PSB prioriza os segmentos sociais e se sente muito bem representado pelo movimento da juventude. “Apoiamos integralmente as ações de formação política desse segmento, que tem uma importância altamente relevante, por ser o futuro do partido, da nação e do mundo. Além de todo o histórico de transformações da sociedade que partiram do engajamento da juventude, com seu ímpeto, sua crítica, a renovação da militância é fundamental para acompanhar a modernidade, graças à sua identificação com as atuais ferramentas e tecnologias”, analisou o secretário geral.