Notícias

(31/08/2018)
Um ano de #GESTÃOCOMPARTILHADA: dias de lutas, dias de glórias


pb_905_18_jsb_estatuto-juventude_cartilha_ultimapagina


Passaram 365 dias. Momento de celebrar as conquistas já alcançadas e de planejar para promover novas políticas públicas para a juventude. Assim foi definido o sentimento da Juventude Socialista Brasileira do Espírito Santo, após completarem um ano de gestão compartilhada.


Com olhar vigilante sobre a realidade da juventude no estado, a JSB ES comemora o aniversário da gestão e relembra ações que foram desenvolvidas e contribuíram para garantia de um presente e um futuro melhor para os jovens do estado.


Foi na mesma semana após a posse da nova gestão, em setembro de 2017, que a JSB começou a marcar a história do movimento.  Confira um pouco dessa trajetória:


Líderes do amanhã


27657464_1671301806293297_6974561617242296056_n


Na orla de Camburi, na tarde de um domingo do dia 24 de setembro de 2017, aconteceu o Encontro de Formação Política para Lideranças. Ministrado por Israel Rocha, que com 21 anos, já tem em seu currículo os cargos de coordenador da Fundação João Mangabeira de Santa Catarina, Jovem Embaixador envolvido com as causas da Organização das Nações Unidas, presidente fundador da Youth For Human Rights Brasil e coordenador do projeto Líderes do Amanhã. Mais de 70 jovens entre 15 e 20 anos participaram do encontro e dialogaram sobre o cenário político atual. Além de discutir ações que proporcionem mais empoderamento e autonomia aos jovens socialistas.


Para Washington Campos, primeiro Diretor de Relações Internacionais da UBES, o encontro trouxe transformação para a JSB. “Os líderes foram motivados a se engajar. Quando se incentiva jovens com orientação política, passa-se a ter produtividade mais alta que acredito refletir diretamente na criação de novos grêmios e de entidades que possam subsidiar as pautas da juventude”, explica Washington.


 A maior bancada da JSB


A JSB ES conseguiu levar 70 jovens para a 42ª edição do Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (CONUBES), que aconteceu em Goiânia. O Espírito Santo foi a maior bancada presente. “O desafio foi cumprido. Conseguimos essa marca na nossa história e fizemos isso de maneira muito criteriosa e responsável, nos unindo a outros 5 mil jovens secundaristas no evento para mais uma etapa de preparo e diálogo para fortalecer a pauta da juventude”, enfatiza, Jiberlandio Sahad, Presidente da Executiva Estadual.


A juventude se une com coragem e esperança


No embalo de marcar a história do movimento no estado, a JSB-ES bateu mais um recorde: lotou o auditório do Ifes de Venda Nova do Imigrante com aproximadamente 110 jovens de 12 cidades por três dias. Com o tema A Juventude Se Une Com Coragem e Esperança, iniciava-se uma nova Formação Política muito mais abrangente que as outras. O time de palestrantes contou com três representantes nacionais da juventude: o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Rodrigo Moreira, o diretor de políticas públicas da UNE, Tales Bandeira. Ao todo, foram 11 mesas de debate e palestras que abordaram temas como movimento estudantil, funções parlamentares, Projeto Brasil e a história do PSB socialismo e liberdade; uma oficina de mídias sociais e uma emocionante homenagem aos ex-membros da JSB.


 IMG_7234IMG_7069 - Cópia


Se liga 16 – De jovem para jovem


Conscientizar outros jovens sobre a importância de ocupar espaços de decisão, ter voto consciente e ser protagonista de sua própria história faz parte do pilar dessa gestão da JSB. Com isso em mente e a disposição de jovem, a JSB mobilizou diversos jovens para aderir a campanha Se liga 16, da UBES em março de 2018. A campanha objetiva motivar jovens de 16 anos a tirarem seu título eleitoral e contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE) para disponibilização do material impresso distribuído nos municípios. “Conseguimos alcançar mais pessoas que esperávamos.


Por meio de palestras realizadas nos EJAS (Educação de Jovens e Adultos), motivamos adultos e até mesmo idosos, que não são mais obrigados a votar a quererem exercer sua cidadania de novo”, comemora o Diretor de Relações Internacionais da UBES,  Washington Campos.


 WhatsApp Image 2018-05-02 at 12.12.03


A voz do Jovem


Falar a linguagem do jovem é fundamental para promover o debate de interesse da juventude e ampliar a adesão ao protagonismo à frente das mudanças de rumo do estado e país. Pensando nisso, a JSB ES criou um canal compartilhado para publicações de artigos no site oficial do PSB ES: A coluna Se Liga, Jovem!


Jhennifer Cardoso, Secretária de Planejamento e Financeiro, lembrou a importância dos jovens terem um espaço para expor suas ideias. “Nessa gestão tivemos a oportunidade de criar um canal para ouvir as necessidades de jovens de todo o Estado, assim podemos dialogar de igual para igual e debatermos diversos assuntos,  o que não acontecia antes”, enfatiza Jhenifer.


O Presidente Jiberlandio, destacou a liberdade de expressão incentivada pela coluna que tem periodicidade quinzenal. “O jovem pode escrever sobre um tema de sua escolha, um tema livre. Ele compartilha temas que possa ser debatido entre outros jovens, promovendo um aprendizado coletivo”.


Eleições 2018


Foram organizados em cerca de 03 cidades, diversas Rodas de Conversas com o objetivo de preparar a militância jovem para o debate eleitoral.


Representatividade


Com formação política, prática e resultado foi possível colher bons frutos nos espaços de tomada de decisão. A JSB conquistou 04 cadeiras no Conselho Estadual de Juventude (CEJUVES): Jhenifer Cardoso à frente do Movimento de Mulheres, Washington Campos, no Movimento estudantil, Walace Vargas como suplente dos Movimentos Sociais e Jiberlandio Sahad como  secretário geral da CEJUVES.


Gestão compartilhada de resultados


“Nossa gestão é marcada por ser compartilhada”, frisa o presidente da executiva estadual, Jiberlandio. E é assim que pretendemos seguir até 2020, quando encerramos a gestão. Nossa principal pauta desse primeiro ano foi fomentar a participação dos jovens na política. Para os próximos anos, planejamos consolidar a JSB em mais municípios, hoje já estamos em 20 e fomentar políticas públicas para juventude no estado.