Notícias

(11/10/2017)
Renato Lorencini apresenta projetos para incentivar doação de órgãos em Anchieta


vereador de Anchieta Renato Lorencini (PSB) apresentou, nesta semana, dois projetos que visam ao incentivo da doação de órgãos no município. O parlamentar sugere a implantação da Semana de Conscientização sobre o tema e solicita à Prefeitura o custeio de serviço funerário às famílias que comprovem a doação de parentes e familiares residentes no município.


Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos mostram que, a cada ano, cresce o número de doadores de órgãos e tecidos. O aumento ocorre também no Espírito Santo: o estado avançou no ranking nacional de doação, passando da 13ª para 9ª posição no ano passado. Entretanto, a recusa por parte das famílias ainda representa empecilhos para que esses índices possam ser ainda mais favoráveis.


“Atualmente, cerca de 1200 pessoas necessitam de transplante de algum tipo de órgão no Espírito Santo, sendo que a demanda por rins e córneas representa a maior parte, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A doação pode ser feita quando o paciente é notificado com quadro de morte cerebral, ou seja, clinicamente o indivíduo já não tem vida. Seus órgãos só podem ser doados com consentimento da família e precisamos divulgar isso melhor em nosso município”, afirmou o vereador.


“Por isso, visando a incentivar a conscientização de familiares sobre a doação de órgãos e tecidos em Anchieta, apresentei os projetos para que possamos estimular este debate, bem como propiciar aos moradores mais informações sobre essa causa. Com os órgãos de um paciente é possível salvar até sete vidas ”, ressaltou o vereador.


Setembro Verde


Em todo o país, Setembro é o mês dedicado ao debate sobre a importância da doação de órgãos. Em vários estados, as ações voltadas ao tema são intensificadas. No Espírito Santo, ele foi instituído pela Lei nº 10.374/2015 com objetivo de estimular e intensificar o debate sobre o tema, em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro.


O gesto de solidariedade é intensificado no Setembro Verde, campanha que sensibiliza a população sobre a importância da doação de órgãos e faz-se necessário reforçar as atividades no âmbito municipal.


Saiba mais:





























LISTA DE ESPERA DE PESSOAS NO ESPÍRITO SANTO QUE PRECISAM DE ÓRGÃOS* – atualizada em 01/08/2017
Rim995
Fígado55
Coração5
Córnea​102
TOTAL1.157

 


Fonte: Secretaria Estadual de Saúde*



Fotos