Notícias

(18/04/2017)
PSB-ES se reestrutura em Vila Velha e conta com apoio de Executiva Estadual e lideranças nacionais


Na noite de ontem (17), a Executiva Municipal do PSB de Vila Velha, realizou um encontro para marcar a reorganização do partido no município. O evento foi realizado no auditório do Colégio UP, no bairro Divino Espírito Santo, e contou com a presença de, aproximadamente, 160 socialistas.


Dentre os participantes estavam Renato Casagrande, Presidente Nacional da Fundação João Mangabeira (FJM); Luiz Ciciliotti, vice-presidente do PSB-ES; Carlos Roberto Rafael, Secretário-Geral do PSB-ES, Odmar Péricles, Coordenador Estadual da FJM-ES; além de representantes dos movimentos sociais do PSB-ES, lideranças políticas e vereadores socialistas da cidade.


Alberto Gavini, presidente municipal do PSB em Vila Velha, destacou a importância do encontro para que as atividades socialistas do município se fortaleçam. “Há muito tempo não tínhamos reunião em Vila Velha e este evento marca a reestruturação do partido na cidade. Temos quatro pré-candidatos a a vagas na Assembleia Legislativa no município e queremos nos fortalecer para as eleições em 2018, dando todo o suporte necessário para os nossos socialistas”, afirmou Gavini.


Para Odmar Péricles, Coordenador Estadual da FJM-ES, o evento foi importante para conversar sobre o cenário da política nacional, estadual e local. “Dessa forma conseguimos semear a boa política, pois mostramos o que o nosso partido tem feito de bom em todas as instâncias”, disse.


Apoio dos Movimentos Sociais do PSB-ES


Ceia Poubel, Secretária Estadual das Mulheres Socialistas do PSB-ES, destacou que será realizado um Congresso do movimento e que se empenhará para que as mulheres de Vila Velha participem. “Queremos unir as nossas forças em prol das bandeiras e do fortalecimento do partido”, afirmou.


Jiberlandio Sahad, Secretário do Movimento Estudantil do Juventude Socialista do PSB-ES, salientou a importância do encontro. “Estamos no lugar certo. Em uma escola, onde tiramos as maiores lições da vida. É fundamental debatermos sobre como o nosso partido pode contribuir para a cidade”, reiterou.


O secretário estadual do Movimento Popular Socialista (MPS), Robson Botelho, em sua fala, destacou o papel das associações de moradores. “Só quem mora no bairro, sabe as reais necessidades dele. Por isso é tão importante o envolvimento nas Associações de Moradores. O MPS representa essa categoria e convida todos que queiram fazer parte dessa luta a se filiarem ao PSB-ES”.


Carlos Roberto Rafael, Secretário-Geral do PSB-ES, acrescentou que os movimentos sociais são liderados por pessoas com expertise em suas respectivas bandeiras. “Os nossos movimentos representam as nossas atividades sociais e todos eles buscam fortalecer o nosso partido”, destacou o socialista.


Valneide Nascimento, Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB) aponta: “É com alegria que a NSB, representada também em Vila Velha, está presente aqui hoje para debater as temáticas importantes do cenário político nacional e estadual que estamos vivendo. Os negros e negras são mais de 50% da população e por isso temos que nos fazer presente em todos os debates e todas as tomadas de decisões em todo o país”.


Recadastramento Nacional de Filiados


Luiz Ciciliotti, vice-presidente do PSB-ES, destacou a importância dos socialistas realizarem o recadastramento nacional de filiados, que ocorre até o próximo dia 25 de abril (terça-feira). “A Plataforma de Democratização da Gestão Partidária vai melhorar a nossa comunicação e conseguir conversar com os socialistas de todo o país”, disse Ciciliotti.


Movimento em prol dos deficientes físicos


Um dos momentos marcantes do evento foi a fala do professor Marcelo Azevedo, que destacou o seu trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida de deficientes físicos. Ele levou para o encontro a equipe paraolímpica de Vila Velha, que foi acolhida e prestigiada por todos os socialistas.


“Gostaria que o PSB criasse um grupo para defender os direitos dos deficientes físicos, incluindo-os socialmente e dando mais oportunidade a todos eles”, disse Marcelo Azevedo.


Os representantes da Executiva Estadual e Municipal e todos os socialistas presentes mostraram-se favoráveis e dispostos a amadurecer e colocar a ideia em prática, atendendo os ideais de igualdade e liberdade do partido e lançando mais um movimento social de representatividade no partido.


Renato Casagrande apoia a reestruturação do PSB em Vila Velha


Para finalizar o encontro, Renato Casagrande, Presidente Nacional da Fundação João Mangabeira, falou sobre a importância do evento para o fortalecimento do partido e das bandeiras defendidas pelos socialistas no município, no Estado e no país.


“Nesses 32 anos de partido, fizemos mudanças na educação, saúde e diversos outros setores. No entanto, não fizemos a reforma política. É fundamental fazer uma reforma que fortaleça a nossa democracia e diminua a presença econômica em campanhas eleitorais, responsáveis por transformar as eleições em grandes negócios”, pontuou Renato Casagrande.


Sobre o seu nome ser citado por empresários da Construtora Odebrecht, Renato Casagrande rebate: “Até a última campanha eleitoral que participei, em 2014, as campanhas eleitorais eram financiadas por empresas privadas. A proibição desse formato só foi aprovada para a eleição de 2016. Os recursos da empreiteira em questão foram utilizados exclusivamente para a campanha. A Justiça vai ter que separar o joio do trigo e verificar quem recebeu recurso para campanha e usou na campanha e quem recebeu dinheiro e não usou na campanha. Ou seja, o que é propina e o que é dinheiro de campanha. Essa separação será fundamental para punir quem precisa ser punido e inocentar quem não tem envolvimento com propina. Podem ter certeza pela minha vida, pelo que vocês me conhecem, pelo Estado que governei, pela minha família e pelos amigos que eu tenho, que vocês não verão a minha ação envergonhar esse estado”.



Fotos