Notícias

(06/12/2016)
PSB-ES comemora 30 anos de militância socialista


IMG_8077O cerimonial da Aspomires, em Bento Ferreira, Vitória, ficou pequeno com a militância socialista na manhã do último sábado (03). Cerca de 400 militantes reuniram-se para comemorar os 30 anos de organização do Partido Socialista no Estado (PSB), uma história marcada por desafios, lutas e conquistas. Na ocasião, também foi realizada abertura da exposição “Miguel Arraes 100 anos” e lançamento da Revista Politika, uma publicação da Fundação João Mangabeira (FJM) que sempre traz a abordagem de um tema estruturante para o país.


Entre os presentes no evento estavam Renato Casagrande, ex-Governador do Estado e Presidente Nacional da FJM; Luiz Carlos Ciciliotti, vice-presidente do PSB-ES; Carlos Rafael, Secretário Geral do PSB-ES; Odmar Péricles, Coordenador-Geral da FJM,; Lucio Fernando Spelta, coordenador da FJM; Luiz Paulo, ex-prefeito de Vitória; representantes dos movimentos sociais nacionais e estaduais, todos os prefeitos eleitos nas eleições 2016.



Lucio Spelta, coordenador da FJM-ES, iniciou as palestras apresentando o trabalho realizado nas eleições 2016 por meio de 24 seminários de formação. “Foram 32 município visitados, 855 participantes e 4100 quilômetros percorridos. Nos seminários, abordamos as questões jurídicas das campanhas eleitorais e a importância das mídias sociais nesse processo”, disse Lucio.




Observatório de ações legislativas do PSB-ES



Paulinho Brandão, vereador e sociólogo, apresentou o Observatório de Ações Legislativas do PSB-ES, que tem o objetivo de ouvir a realidade dos candidatos eleitos e propor ações para contribuir positivamente em suas gestões. “O observatório será um espaço de estudo, pesquisa, troca de experiências entre os socialistas em mandato”, afirmou Paulinho Brandão.


Representantes dos Movimentos Sociais


Quem levou uma mensagem de otimismo e motivação aos movimentos sociais foiIMG_8014 Maria de Jesus Matos, Secretária Nacional do Movimento Popular Socialista (MPS) e Valneide Nascimento, Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB).


“Os movimentos sociais querem dar ainda mais condições para que os militantes possam se organizar e defender suas bandeiras. É preciso estar organizado para construir um debate socialista capaz de envolver todos aqueles que estão desacreditados com a política”, disse Maria Maria de Jesus Matos, Secretária Nacional do MPS.


Já a Valneide Nascimento salientou a importância de buscarmos conhecimento para lutarmos em prol de uma sociedade mais justa. “Hoje estou em busca de minha graduação. Sempre é tempo de se capacitar para fazer com que a nossa organização tenha um discurso sólido e capaz de atender à sociedade”, disse a Secretária Nacional da NSB.


IMG_7918Prefeitos eleitos em 2016


O evento reuniu pela primeira vez todos seis os prefeitos eleitos nas eleições 2016. Victor Coelho, de Cachoeiro de Itapemirim; Almir Barros, de Atílio Vivácqua; Frei Paulão, de Muqui; Felismino Ardizzon, de Rio Bananal; Dr. Fernando Lafayette, de Alfredo Chaves; e Lubiana Barrigueira, de Nova Venécia.


Victor Coelho, representante dos candidatos eleitos, falou sobre a importância de manter os ideais socialistas durante o mandato, realizando uma gestão participativa e transparente. “Nosso partido é comprometido com o desenvolvimento sustentável das cidades. Somos inovadores, transparentes e éticos e queremos ter essa marca em nossas gestões”, afirmou Victor.


Aniversário de Renato Casagrande


Além da comemoração dos 30 anos do PSB-ES o dia teve mais um dia especial com o aniversário de Renato Casagrande. Após a sua fala, que encerrou o evento, os socialistas cantaram parabéns para o ex-Governador do Estado e atual Presidente da Fundação João Mangabeira.


IMG_8089



Fotos