Notícias

(09/11/2018)
PSB-ES celebra Dia da Consciência Negra na Serra


Evento realizado pela Negritude Socialista marca a data com atividades sobre empoderamento negro


O Dia da Consciência Negra será celebrado pelo PSB-ES no próximo dia 17 com o Encontro Estadual da Negritude Socialista Brasileira do Espírito Santo (NSB-ES), no Centro Cultural e Biblioteca Carlos Corrêa Loyola, na Serra, das 08h às 13h.


Organizado pelo Secretário Municipal da NSB da Serra, Lopes, o encontro tem como tema “Empoderamento dos Negros”, dentro do contexto do atual cenário político brasileiro. O evento será realizado para marcar e celebrar a data em uma manhã de atividades de conscientização.


No Espírito Santo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% da população se auto declara negra, mas apenas 29,6% dos políticos eleitos se enquadram na mesma declaração. Ainda de acordo com IBGE, das 44 pessoas que ocuparão cargos eletivos em 2019, somente duas se declaram negras e onze pardas. Entre elas, a primeira mulher negra vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes.


“Queremos celebrar a data da consciência negra e falar sobre esse empoderamento tão necessário para nossa sociedade. Acreditamos que com o retorno de Casagrande, teremos mais espaço e reconhecimento. Precisamos abrir mais portas para a população negra e conquistar maior representatividade”, enfatiza Lopes.


Programação


O público será recebido com coffee break, exposições culturais, palestras e bate papo com o objetivo de promover discussões sobre o tema central do evento. Duas exposições de artistas convidados estarão ocupando o ambiente: artesanatos de expressão afro, de Irineu Ribeiro, artista plástico e escultor ceramista arteterapeuta; fotografias do tema beleza negra, de Antônio Celso Madeira.


Entre as atividades confirmadas para o encontro, estará a palestra “O negro no contexto político econômico e mundial”, ministrada pelo ex-candidato a deputado estadual e Secretário Estadual da NSB-ES, Professor Junior Bola.


“Queremos celebrar, falar e discutir sobre essa data tão importante. Estão todos convidados para essa manhã de trocas e conscientização sobre a negritude capixaba e brasileira”, convida Lopes.


Encontro Estadual da NSB 2018


Empoderamento dos Negros


17 de novembro


08h às 13h


Centro Cultural e Biblioteca Carlos Corrêa Loyola, Av. Guarapari, s/n, Valparaíso – Serra (em frente ao Supermercado Extrabom)



Fotos