Notícias

(08/05/2017)
Programa de Educação em Valores Humanos na Rede Pública faz com que o índice de evasão escolar seja quase zero no município da Serr


1544410_1382240748706748_592810292_n


No município da Serra, região metropolitana de Vitória, a vice-prefeita Márcia Lamas tem muito a compartilhar sobre educação. A socialista foi responsável pela implantação do programa “Educação em Valores Humanos na Rede Pública”, no ano de 2009, enquanto Secretária Municipal de Educação da cidade.


Nós batemos um papo com a socialista, que contou a sua experiência e os resultados conquistados pelo Programa.


PSB-ES: Márcia, o que é o “Programa Educação em Valores Humanos na Rede Pública”?


Márcia Lamas: O Projeto é muito simples. Nós percebemos que, com a desestruturação das famílias, os valores foram se perdendo. Isso se reflete na escola. Dessa forma, o programa foi criado para que os valores humanos fossem trabalhados no dia a dia escolar de forma interdisciplinar.


Nós começamos com o Programa no município da Serra em 2009 por meio de uma parceria com a ArcelorMittal e, na época, conseguimos fazer com que 34 escolas aderissem. Uma das características do Programa é que sua realização nas escolas se dá por adesão, porque envolve toda a comunidade escolar em uma mudança de comportamento. Além disso, ele é interdisciplinar e não tem interferência religiosa.


No ano passado, quando voltei à Secretaria da Educação, nós retornamos com o programa e conseguimos fazer com que 05 escolas aderissem. Neste ano, ele vai recomeçar em abril e queremos que cada escola produza um portfólio de tudo que foi feito para termos esse registro.


PSB-ES: Quais foram os principais resultados alcançados pelo programa?


Márcia Lamas: Em seu início, de 2009 a 2012, ele foi considerado, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma das 10 ações que mais promoveram a paz no mundo.


Reduzimos o índice de evasão escolar para menos 1%. No ano passado, o índice foi de 0,6% e a nossa meta em 2017 é chegar a zero.


Além disso, houve a diminuição do índice de violência dentro das escolas, um maior envolvimento com a família e a melhora dos índices de aprovação.


Uma vez, nós tivemos um depoimento de uma merendeira, que acompanhou a adesão ao programa por uma escola. Ela disse que depois da adesão os alunos passaram a ser mais cordiais na hora da refeição, elogiando e agradecendo a alimentação. Isso é gratificante!


PSB-ES: Como outros municípios devem fazer caso queiram aderir o Programa Educação em Valores Humanos na Rede Pública?


Nós temos a equipe “Coordenação de Projetos Especiais” e o “Programa Educação em Valores Humanos”, que é chamado o nosso projeto mãe. Quem quiser, pode entrar em contato com a nossa equipe, que passaremos toda a nossa experiência para que esse programa possa ser implantando em outros municípios.


PSB-ES: Quais são as expectativas para com o Programa?


Quando o atual deputado estadual Bruno Lamas era vereador da cidade da Serra, em 2009, ele transformou o Programa em uma política de educação, ou seja, o Educação em Valores Humanos deve ter continuidade independentemente das administrações.


A nossa maior expectativa é mudar a vida das pessoas da comunidade por meio da educação e ampliar o projeto, fazendo com que todas as escolas passem a aderir e conquistar resultados positivos para a comunidade.


 PSB-ES: O que o Programa agrega a você como ser humano?


O programa me ajuda a pensar qual o meu papel na sociedade como mulher, mãe, Secretária de Educação e vice-prefeita. A partir do momento que enxergamos a importância desses valores, conseguimos mudar internamente e, logo, mudar aquilo que está ao nosso redor.


Acredito que ele deveria ser feito não apenas nas escolas, mas em todos os círculos sociais.


Como o PSB-ES pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento da educação da Serra?


O PSB pode contribuir ainda mais na divulgação, levando essa experiência positiva para outros municípios, principalmente aqueles que tem uma gestão socialista. Além disso, o PSB é um partido socialista, que luta por uma sociedade que tenha igualdade social, o que faz com que o Programa seja intrinsecamente ligado aos ideais do partido.


 18157934_1308929909183631_1045371429940121603_n