Notícias

(13/07/2017)
Presidente estadual do PSB participa de evento preparatório para Fórum Mundial da Água


WhatsApp_Image_2017-07-10_at_22.43.47Discutir os recursos hídricos e levantar propostas sobre o uso racional da água. Esse é o principal objetivo do Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água, que reuniu esta semana profissionais da área, gestores públicos e pesquisadores no auditório do Ifes de Colatina.


O município capixaba foi escolhido para sediar o encontro, ao lado de Campinas e Manaus, devido ao desastre ocorrido em Mariana (MG) em novembro de 2015, que jogou lama de rejeitos da Samarco no Rio Doce, afetando gravemente a região. Otimista com o evento realizado em sua cidade natal, o deputado federal e presidente do PSB-ES, Paulo Foletto, esteve presente relatando seu amplo envolvimento com a temática.


Como coordenador da Comissão Externa de Rompimento de Barragem na Região de Mariana no Congresso Nacional, o parlamentar afirmou que vem cumprindo importantes agendas na área ambiental e falou da importância desse debate, que o acompanha desde o início de sua carreira política, sempre apoiando projetos que buscam preservar o meio ambiente.


Juntos pelo Rio Doce


Parte desse trabalho é voltado para a manutenção do Rio Doce, como o projeto de lei, de sua autoria, que cria o Fundo Nacional para Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. “A ideia é ter recursos para subsidiar futuros desastres naturais que possam ocorrer e, de forma excepcional, atenderá às vítimas da tragédia de Mariana”, explicou. Ele citou, ainda, um estudo sobre a necessidade de saneamento ao longo da bacia, realizado enquanto coordenador da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce).


O deputado também fez referência a entidades que há anos vêm trabalhando a questão ambiental em Colatina, além do recém-criado Fórum Permanente Ambiental. “Todas essas entidades têm atuado com excelência na mobilização da sociedade e na proposição de políticas e ações que promovam uma gestão pública mais eficiente e comprometida com a conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade socioambiental na região”, completou Foletto.


Na área da educação, o deputado valorizou o trabalho do professor Abrahão e de seus alunos, do Ifes Colatina, que desenvolvem importantes projetos focados na produção de água por toda a calha do Rio Doce. Ele concluiu reforçando que a cidade está preparada para o debate e parabenizou a todos os participantes. “Acredito que com o elevado nível técnico presente neste evento seja possível alcançar os nossos objetivos”.