Notícias

(21/03/2016)
Prefeitura Socialista: São Mateus tem cardápio escolar baseado na nutrição funcional


1935346_1209535152390169_8800057595037848015_nPrefeitura Socialista: São Mateus tem cardápio escolar baseado na nutrição funcional


Em São Mateus, o prefeito Amadeu Boroto exerce o seu mandato socialista colocando a saúde e educação como prioridade. Exemplo disso, é o novo cardápio de todas as escolas  da rede municipal embasado nos princípios da nutrição funcional, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Alimentação Escolar. O cardápio abrange as unidades escolares de Ensino Fundamental, de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Quilombola e de Educação Infantil.


Alimentos como como arroz, bobó de frango, salada, fruta, feijão, carne ensopada, legumes, macarrão, polenta, farofa, ovos e peixe fazem parte do cardápio. As opções foram preparadas também especialmente para os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) e incluem, por exemplo, suco e biscoitos, bolo, iogurte, milho cozido, achocolatado e caldo. Nos CEIMs, os lanches são divididos em café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.


Saiba mais sobre a nutrição funcional


A nutrição funcional é uma maneira de prevenir e tratar desordens crônicas complexas por meio da detecção e correção dos desequilíbrios que geram doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido à inadequação da qualidade da alimentação, do ar respirado, da água, dos exercícios e alterações emocionais. De acordo com a nutricionista Elany Lorencini e Marcelo Gasparini, coordenador do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, “os cardápios foram preparados seguindo os princípios da nutrição funcional, que cumpre prioritariamente com o objetivo da promoção da saudabilidade dos alunos”.



Fotos