Notícias

(15/03/2016)
Prefeitura Socialista: Nova Venécia em combate à tuberculose


Prefeitura Socialista: Nova Venécia em combate à tuberculose


A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta-feira, 31, às 8h, uma campanha de orientação sobre a prevenção e combate à tuberculose. O evento será no saguão da prefeitura.


A tuberculose é uma doença grave e que ainda acomete muitas pessoas. Na rede municipal de saúde de Nova Venécia existe o Programa de Atenção à Tuberculose e Hanseníase. Todo o tratamento é feito de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde.


 “Além do paciente, sempre avaliamos os familiares e outras pessoas com contato muito próximo, por ser uma doença de fácil contaminação”, disse a coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Altoé Müller.


Saiba mais sobre a doença


Emagrecimento, tosse prolongada por mais de três semanas, cansaço e falta de apetite são os principais sintomas da doença. A única forma de prevenção é evitar ambientes fechados e aglomerados.


Considerada a doença que matou muitos poetas do século XIX, a tuberculose é uma doença que exige cuidado, atenção e tratamento rápido. Transmitida também por vias áreas por meio do bacilo mycobacterium tuberculosis, o tratamento da doença é medicamentoso e dura de seis meses a um ano na Unidade Regional “Ângelo Piassoroli”, com acompanhamento quinzenal ou mensal. Importante destacar que o paciente não deve abandonar o tratamento logo que sentir o alívio dos sintomas, pois o bacilo ainda estará presente no organismo.