Notícias

(05/07/2019)
Pré-encontro Nacional de Estudantes da JSB


f471a9d8-5382-4b04-88c3-77d29b6084f3


Com o tema O PENSAR BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE, o Pré-encontro Nacional de Estudantes da JSB, promovido pela JSB nacional em parceria com a Fundação João Mangabeira, nos dias 22 e 23 de junho, teve como objetivo preparar a delegação capixaba para o 57 ª CONUNE – Congresso da União Nacional dos Estudantes, que será realizado entre os dias 10 a 14 de julho em Brasília.


O encontro reuniu aproximadamente 43 jovens de diferentes regiões do Espírito Santo, como Cachoeiro, São Mateus, Linhares, Grande Vitória e contou com a presença de Júnior Bola, Subsecretário Estadual de Direitos Humanos, Odmar Péricles, Coordenador Estadual da Fundação João Mangabeira, Tony Sechi, Presidente Nacional da JSB e Fabrícia Barbosa, Gerente de Políticas para a Juventude do Governo do Estado do Espírito Santo.


Foi uma análise política extensa e não resumida apenas a UNE, com foco na importância do CONUNE e na participação dos jovens em debates sobre políticas públicas para a juventude, reforma da previdência, que está sendo discutida no Congresso Nacional e a conjuntura nacional do militarismo do governo Bolsonaro.


“Acredito que nosso resultado é mais positivo quando conseguimos concentrar essa juventude dentro de um congresso estudantil. Ao debater sobre o que é e como funciona, apresentamos toda a estrutura e pautas que são deliberadas e construídas desde o Congresso Nacional, possibilitando a esses jovens melhor aproveitamento dentro desses novos espaços e a estarem familiarizados com como serão conduzidas as palestras e seminários. Defendo esse formato que está sendo implementado e acredito que é quando conseguimos organizar nossos municípios na base para chegar muito entendido no assunto a nível nacional e conseguir melhores resultados”. Defendeu Fabrícia Barbosa, Gerente de Políticas para a Juventude do Governo do Estado do Espírito Santo.


No segundo dia do encontro, 23 de junho, Carlos Roberto Rafael – Presidente da JSB, falou sobre o que é e como funciona o partido e foi definida a apresentação do Planejamento Estratégico de todos os projetos que a JSB vai executar no segundo semestre de 2019, que será enviado aos presidentes para auxiliar nas ações dos 10 municípios onde consta a JSB.


“Acho muito importante, nesse momento atual do país, a juventude extremamente unida novamente para discutir política e com a preocupação em se aprofundar nos estudos, voltando para as ruas e principalmente se reunindo, como foi nesse encontro nos dias 22 e 23 de junho. Em pleno feriado estiveram presentes jovens extremamente preocupados com a questão do direcionamento, não só do movimento estudantil, mas com as pautas voltadas para a juventude em cenário nacional”. Ressaltou Júnior Bola, Subsecretário Estadual de Direitos Humanos.


Para preparar a bancada a nível de Brasil, Tony Sechi, Presidente Nacional da JSB, participou de pré-encontros em outros estados como Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul para debater e levar informação sobre o que é a UNE e o CONUNE.



Fotos