Notícias

(09/07/2018)
Nova Venécia investe em turismo rural


Projeto de Fortalecimento do Turismo Rural em Nova Venécia e Região já é uma realidade no dia a dia dos Venecianos. A ação visa apresentar as potencialidades e ampliar a oferta do turismo rural no município, por meio do desenvolvimento de ações que favorecem o homem do campo.


Para o prefeito do município, Lubiana Barrigueira (PSB), o projeto despertará nas famílias o interesse em desenvolver turismo em suas propriedades, gerando mais empregos e renda extra. “Nossa atuação no meio rural é voltada para a criação de condições para que o homem do campo permaneça no meio rural com qualidade de vida. Queremos continuar e investir ainda mais nessa linha com a proposta de fomentar as nossas potencialidades turísticas, mobilizando os produtores sobre a importância do turismo como indústria criativa”, diz Barrigueira.


O lançamento do projeto, contou com a participação do ex-prefeito de Gramado -RS, Nestor Tissot. O ex-prefeito foi convidado por ser autor de vários projetos de fomento ao empreendedorismo, entre eles projetos voltados para o turismo como fonte de emprego e renda. Graças aos projetos, ele já venceu, por duas vezes, na categoria Melhor Projeto Nacional da Região Sul, do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.


Principais pontos turísticos de Nova Venécia:


Pedra do Elefante: principal símbolo de Nova Venécia, medindo 604 metros de altitude, é um monumento paisagístico natural, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Possui uma variedade de atividades turísticas: caminhadas, trilhas ecológicas, trecking, enduros, escaladas, dentre outros, movimentando um enorme fluxo de turistas.


Fazenda Santa Rita: pioneira no sistema cama e café, o qual o turista mediante reserva desfruta de hospedagem e gastronomia típica rural. Nas dependências da Fazenda é possível encontrar um minimuseu, com objetos referentes a passagem do desbravador Barão de Aimorés pelo município. O Assentamento Córrego Alegre, a 1 km da sede do município, é tido como exemplo nacional de Reforma Agrária que deu certo, sendo este o menor em extensão territorial.


Gameleira: árvore localizada na base do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos, possui mais de 15 metros de altura e raízes que ultrapassam 1,80 m de altura. Sua existência ultrapassa os 100 anos de idade.


Pedra da Fortaleza: monumento natural localizado no Distrito de Guararema. A Pedra da Fortaleza com seus 964 metros de altitude é o ponto mais alto de Nova Venécia.


Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos: É erguido sobre uma rocha com traços arquitetônicos simples, tendo a capela pertencente a comunidade Veneciana, atraindo fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana de todo o Estado.