Notícias

(11/08/2017)
Negritude Socialista Brasileira repudia atitude racista de Pastor


racismo-naoA Negritude Socialista Brasileira (NSB), representação do Movimento Negro do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Município de Vitória, vem por meio desta, repudiar veementemente a atitude racista e intolerante praticada por parte do Pastor João Brito, da IEBV, contra um painel de uma boneca Abayomi confeccionado por alunos do CMEI Professora Cida Barreto, em Jardim da Penha, para os estudos da cultura Afro-Brasileira, que faz parte do programa institucional “Diversidade” que trata da questão étnico-racial, tão importante para a nossa sociedade.


Nossa sociedade, segundo dados do IBGE, é composta por 54% de negros, esta população ainda sofre muito preconceito por conta da sua cor e condição social, a escravatura foi abolida há apenas 129 anos, enquanto os primeiros escravos negros foram trazidos ao país em princípios do século XVI, ou seja, em nossa história os negros passaram muito mais tempo sob o julgo da escravidão que da liberdade, e isto criou um enorme passivo social e de preconceito para com a cultura africana.


A educação é à base da sociedade e as crianças são o futuro da nação, então nada melhor que começar desde cedo a educar, através da compreensão, da empatia e do conhecimento livre, nossos pequenos para que não reproduzam preconceito e intolerância. Precisamos criar uma sociedade justa e equânime, para isto precisamos suplantar as barreiras sociais.

A luta da NSB e do PSB, sempre foi e sempre será por justiça social, diante deste grave fato não nos calaremos sobre injustiças e barbáries contra qualquer um, principalmente contra as minorias. Diante disto cobramos uma atitude da Secretaria Municipal de Educação, para que aja com firmeza diante deste fato e promova ainda mais o diálogo, o debate e a educação da diversidade. Nós do seguimento de Vitória nos colocamos inteiramente a disposição para construirmos as pontes do diálogo e do conhecimento, pretendemos com este ato proporcionar uma reflexão.


Esther Matos

Secretária da Negritude Socialista Brasileira do PSB de Vitória


Juarez Vieira

Presidente Municipal do PSB de Vitória