Notícias

(18/04/2018)
Mulheres do PSB-ES se preparam para ano eleitoral


mulheres_psbPara que o protagonismo feminino ganhe força, é preciso união e planejamento. Por isso, a Secretaria Estadual de Mulheres do PSB promoveu, nos dias 13 e 14 de março, o evento Sou Mulher, Sou PSB, que levou formação política para cerca de 80 socialistas no Hotel Bourbon, em Camburi.


Além de revisar o Planejamento Estratégico 2018/2019, outro objetivo do evento foi preparar as mulheres para o pleito eleitoral 2018 com ações estratégicas de campanha. A abertura contou com apresentação da executiva estadual da Secretaria de Mulheres do PSB-ES e das pré-candidatas do partido às eleições.


Motivação


O destaque no primeiro dia do evento foi a palestra Motivação, O Caminho Para o Sucesso, em que a instrutora e palestrante Karina Uchôa promoveu uma reflexão sobre a importância da mulher na sociedade moderna, como conciliar uma vida multitarefa, seu papel no meio político, o processo de fortalecimento do poder pela atuação e pelo discurso, apresentando, ainda, propostas para a conquista em espaços onde existe resistência ao acesso feminino.


Planejamento


Já no segundo dia da programação, as mulheres participaram de uma palestra para atualização do Planejamento Estratégico com o consultor de estratégias do PSB-ES, Alberto Gavini, além de debates, oficina de planejamento e elaboração do Plano de Ação. “Tomar decisão de participar das eleições, conhecer as regras do TSE e as principais atribuições de cargo a que vai concorrer, elaborar cronograma de reuniões e estar presente em atividades comunitárias e sociais visando o fortalecimento do seu projeto político” foram algumas dicas de preparação do consultor.


Em seguida, o coordenador regional da Fundação João Mangabeira, Odmar Péricles, ministrou uma palestra sobre Estratégias de Campanha para as Eleições 2018, seguida por uma reunião da executiva estadual das mulheres e o conselho político. “Há ainda no sistema político, eleitoral e partidário brasileiro a cultura do machismo. Acontece que não serão os homens que cederão seus espaços para que as mulheres os ocupem. Devem elas mesmas, na medida em que se conscientizem, se organizem, planejem e ocupem lugares estratégicos, atuar para galgar o poder”, frisou Péricles.


Chapa acima da cota


Reforçando o quanto as mulheres saíram do evento motivadas a participar da política, Jacqueline Moraes, presidente da Secretaria Estadual de Mulheres do PSB, comentou sobre a paridade de gênero nos ambientes parlamentares. “Identificamos nesse evento que o PSB-ES sairá com uma chapa acima da cota de gênero de 30%, combatendo a questão das candidaturas laranjas que outros partidos costumam praticar. Iremos fazer uma inovação na política, pois muitas mulheres estão desejando participar”, completou.


O seminário foi encerrado com uma palestra do presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, com o tema As Mulheres Transformando a Política. O encontro contou ainda com a participação da coordenadora de Raça e Etnia da Secretaria Nacional de Mulheres, Neide Lima, e de secretárias municipais do segmento das mulheres acompanhadas de membros das executivas municipais.



Fotos