Notícias

(03/05/2016)
Lançamento da Cartilha “Como ser vereadora e vereador do PSB 40”


Lançamento da Cartilha “Como ser vereadora e vereador do PSB 40” 


A cartilha tem o objetivo de capacitar os pré-candidatos e está disponível on-line


Com o objetivo de capacitar os pré-candidatos a vereadora e vereador, o PSB-ES e a Fundação João Mangabeira (FJM) lançaram ontem (02) o material “Como ser vereadora e vereador do PSB 40: cartilha eleições 2016”, no Cerimonial Portomare. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, além das lideranças estaduais do partido e o presidente da FJM, Renato Casagrande.


Paulo Foletto, Presidente da PSB-ES e Deputado Federal, salienta que, em meio ao momento que o Brasil vive, é fundamental que os pré-candidatem tenham o apoio do partido e sejam capacitados. “Vivemos uma crise política e uma desesperança de toda a população. A cartilha vai embasar os nossos socialistas com conteúdo, fazendo com que eles tenham um discurso mais aprofundado e uma atuação coerente com os nossos ideais”, pontuou Foletto.


Para Renato Casagrande, Presidente Nacional da Fundação João Mangabeira, a cartilha atende a necessidade de qualificação e organização dos vereadores de todo o Brasil, estimulando-os a criar uma discussão embasada sobre política com a sociedade civil. “O PSB tem, aproximadamente, 25 mil pré-candidatos a vereadores no país. Queremos dar personalidade ao nosso partido e multiplicar os votos daqueles que serão eleitos”, ressalta Casagrande.


Como ser vereadora e vereador do PSB 40: cartilha eleições 2016


Escrita pelo sociólogo, militante socialista e coordenador estadual da FJM-ES, Odmar Péricles Nascimento, a cartilha integra a estratégia “Agenda 40” de formação política e de candidaturas visando as eleições de outubro. “Mais do que valorizar os socialistas interessados em participais das eleições, estamos contribuindo para a formação de mais e melhores parlamentares do PSB nas câmaras municipais”, salientou Odmar.


A cartilha disserta sobre conteúdos indispensáveis para assumir uma candidatura socialista com princípios e metas a serem atingidas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas disponibilizando serviços públicos eficientes nas cidades brasileiras. Logo no início, aborda a história das câmaras municipais no Brasil; explica a formação e os compromissos do poder municipal no atendimento às demandas da sociedade, as atribuições do município na Constituição Federal e Estadual, além do entendimento da Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara.


Após demonstrar os mecanismos que regem o funcionamento do poder público municipal, o autor traça um perfil do PSB, do sistema partidário e apresenta a lei eleitoral atualizada para as próximas eleições. No sétimo painel Odmar Péricles escreve sobre a aplicação do marketing eleitoral nas campanhas. Em seguida, dá dicas sobre como trabalhar uma proposta de atuação parlamentar e como se organiza uma campanha.


Conteúdo on-line


A cartilha para as vereadoras e vereadores já está disponível no site da FMJ (www.fjmangabeira.org.br) e também na versão impressa. Nesta primeira edição, foi feita uma tiragem de 20 mil exemplares para ser distribuída nos 26 estados brasileiros. Renato Casagrande, ex-governador do Espírito Santo e presidente da Fundação João Magabeira, salienta que a democracia exige detentores de mandatos com ética e compromisso com o coletivo, o que faz fundamental este conhecimento.