Notícias

(17/07/2017)
Juventude Socialista se prepara para Congressos Municipais


15319264_1143996049030249_7935645198498536201_nOs grupos capixabas da Juventude Socialista Brasileira (JSB-ES) estão animados e se organizando para um dos mais importantes momentos do ano: os Congressos Municipais e dos Segmentos Sociais, que vão acontecer até o dia 1º de agosto em diferentes cidades do Espírito Santo.


Embora já viessem se articulando sobre suas pautas durante todo o ano, o momento é de entusiasmo em dobro com a aproximação dos eventos. E como parte da preparação, a JSB-ES promoveu reuniões para mobilizar os filiados em três municípios capixabas: São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte e Presidente Kennedy.


O objetivo dos encontros foi convocar e preparar os jovens para os Congressos, onde deverão eleger os novos representantes municipais para os próximos anos e os delegados que participarão do Congresso Estadual da Juventude.


Expectativas


Em São Gabriel da Palha, o clima é de determinação. Segundo o presidente da executiva municipal, João Henrique Juliatti, o encontro foi muito produtivo e a meta é organizar o segmento da juventude para deixar nomes à disposição do partido nas eleições. “Pudemos debater sobre políticas  públicas para  juventude, inclusão da mulher na política e a organização para realizar o Congresso no município. Estamos trabalhando para ter candidatura própria em 2018 e atender aos anseios do partido. Por isso, precisamos contar com jovens realmente interessados e com coragem para fazer diferente”, afirmou.


Já o dirigente da JSB de São Domingos do Norte, Reinaldo Guareschi, contou que a reunião serviu como um meio para incentivar os jovens a serem mais participativos. “Debatemos muito sobre a formação de lideranças municipais e a inclusão do jovem na política. A expectativa para o Congresso é a melhor possível e esperamos trazer mais jovens para participar conosco, jovens que realmente acreditem na boa política”.


Como a mobilização no interior é mais recente, a representante da JSB de Presidente Kennedy, Joana Ribeiro, explicou que o foco do encontro foi envolver os jovens para falar sobre a juventude socialista e como funciona o movimento estudantil. “Viemos ver o que o jovem precisa, o que ele quer debater, para que possamos fortalecer as pautas que vamos levar para o Congresso. É uma forma de chamar o jovem para lutar, se engajar. A minha expectativa é que eles se encantem pela juventude socialista e dela não saiam mais”, arrematou.


Datas


Serra e Vila Velha já anunciaram as datas em que vão realizar os Congressos Municipais. Em Serra, o evento acontece dia 25 de julho, às 19h, na sede municipal do partido, em Jardim Limoeiro. “Lembrando que, para participar, o jovem precisa estar filiado ao PSB e também à Juventude do PSB”, lembrou o presidente municipal da JSB/Serra, Jiberlândio Saad.


Já Vila Velha agendou o encontro para 23 de julho, às 8h30, no Cerimonial Estação Verde, em Coqueiral de Itaparica. A programação, que já confirmou a presença do presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, ocorrerá junto ao Congresso dos Segmentos do PSB de Vila Velha.