Notícias

(26/09/2017)
Juventude conectada com o amanhã


Encontro de formação política da JSB reúne mais de 70 jovens em Camburi


O que jovens entre 15 e 20 anos estariam fazendo num domingo de sol na orla de Camburi? O cenário parece atrativo para atividades de lazer, mas estamos falando é de jovens engajados na mudança. Com o objetivo de discutir política e inspirar jovens com atitudes transformadoras, a Juventude Socialista Brasileira do Espírito Santo e a Fundação João Mangabeira realizaram, no último domingo (24), o evento FJM Transformadores, programa inspirado e desenvolvido por jovens, que visa a desenvolver o perfil de lideranças jovens.


Na ocasião, os jovens presentes participaram do curso: “7 hábitos de jovens altamente eficazes”, ministrado por Israel Rocha, de Florianópolis, que com apenas 21 anos soma os cargos de coordenador da Fundação João Mangabeira de Santa Catarina, Jovem Embaixador envolvido com as causas da Organização das Nações Unidas, presidente fundador da Youth For Human Rights Brasil e coordenador do projeto Líderes do Amanhã, que busca empoderar e conectar jovens para serem líderes e agir em prol de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.


Inspirados pelo momento saudosista, alguns dos veteranos dos movimentos estudantis relembraram no evento suas histórias de luta, como o subsecretário municipal educação de Vila Velha e secretário estadual da Negritude Socialista, professor Junior Bola. “Quando vejo esses jovens aqui reunidos para discutir política, me lembro de minha própria história, quando diretor da Umes e militante estudantil na década de 1990″, recordou.


O  encontro contou, ainda, com a participação do presidente do PSB-ES, Luiz Ciciliotti, que também relembrou seu tempo de militância estudantil no fim dos anos 1970, quando a juventude lutava por um sistema de saúde unificado. “Foi inesquecível participar de uma luta tão importante, de estudantes de todo o país reivindicando e conquistando melhorias na saúde”, disse o presidente.


Já o presidente nacional da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, ressaltou a importância de os movimentos sociais do PSB estarem organizados e destacou como luta importante e urgente a construção de Universidades Estaduais e do desenvolvimento tecnológico do Estado, iniciados em seu mandato. “Precisamos de uma gestão compartilhada e de diálogo com os movimentos sociais para executar as ações de mudança na política e na sociedade”, ressaltou.


Animado com a parceria junto à JSB Nacional e à FJM, o presidente da Juventude Socialista estadual, Jiberlandio Sahad afirma que o FJM Transformadores é um programa piloto que busca transformar a juventude em lideranças. “Com as participações qualificadas e inspiradoras que tivemos neste encontro, saímos dessa formação política revigorados, com mais força e mais vigor, pois nós acreditamos que a sociedade depende bastante da juventude. Nós lutamos para criar um horizonte de alternativas, no qual o papel da juventude capixaba e brasileira é fomentar a sociedade. Cabe a nós construir uma sociedade melhor, mais forte e mais igualitária para todos”, afirmou Saah.



Fotos