Notícias

(30/05/2018)
Juventude, arrume as malas! Vem aí a maior formação política da história da JSB


27657464_1671301806293297_6974561617242296056_nA maior formação política da história da juventude socialista do PSB-ES se aproxima. Entre os dias 31 de maio e 03 de junho, a cidade de Venda Nova do Imigrante recebe o Curso de Formação Política, que será realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Com o tema A Juventude Se Une Com Coragem e Esperança, o evento será promovido pela Juventude Socialista Brasileira (JSB-ES) e estima reunir cerca de 150 participantes representando mais de 15 municípios do Estado.


A extensa programação do evento vai incluir dez mesas de debate, palestras, oficinas e atividades culturais. Além da história do Partido Socialista Brasileiro, os participantes vão aprender mais sobre temas como políticas públicas para juventude, as funções parlamentares e divisão dos poderes, redução da maioridade penal, movimento estudantil e o Projeto Brasil, que é uma publicação da Fundação João Mangabeira com princípios e diretrizes do partido para o desenvolvimento nacional.


Além disso, haverá oficina de mídias sociais, homenagem aos ex-membros da JSB e indicação de representação do segmento na composição das chapas de candidatos e candidatas do PSB-ES nas Eleições 2018. Segundo o Presidente estadual da JSB-ES, Jiberlandio Sahad, será uma conquista reunir 150 jovens num momento tão crítico da política, em que as pessoas estão com aversão ao que acontece no país. “Parte desse público já é engajado na militância, mas outra parcela virá pela primeira vez conhecer a JSB. E essa formação vem justamente para isso, para que esses novos participantes saiam com a bagagem recheada e preparados para desbravar a política e participar ativamente”, completou.


Palestrantes


A JSB reuniu um time forte e preparado de palestrantes para realizar essa formação. Além de nomes como Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador do Espírito Santo, o deputado federal Paulo Foletto, o deputado estadual Sérgio Majeski e o professor Junior Bola, haverá convidados de fora do Estado, como o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Rodrigo Moreira, a secretária geral da União Brasileira dos Estudantes (UBES) Juliene Silva, e o diretor de políticas públicas da UNE, Tales Bandeira.


O evento também contará com a participação dos secretários estaduais dos demais segmentos do partido, do presidente do PSB estadual Luiz Ciciliotti, do deputado estadual Bruno Lamas, do secretário nacional da JSB Tony Sechi, além de outros membros do partido que participarão das mesas de debate.


 Juventude forte, engajada e preparada para o futuro


De acordo com Casagrande, que iniciou sua carreira política muito jovem militando no movimento estudantil, a mobilização da juventude é fundamental. “É a hora da renovação, de uma nova prática política e os jovens estão na linha de frente para não permanecermos no retrocesso. É importante manterem-se vigilantes, impulsionando as mudanças positivas necessárias para que o Brasil faça a travessia e pratique serviços mais humanizados para todos e, principalmente, para os que mais precisam”.


Já o presidente do PSB-ES, Luiz Ciciliotti, reforça que o diretório estadual estimula e apoia integralmente esse tipo de evento, principalmente com o envolvimento de todos os segmentos constituídos no partido e da sociedade organizada. “É necessário estabelecer um debate entre a juventude e transformar a experiência que nós temos na história do PSB em exemplo para os mais novos, com maturidade, com ideias e com propostas para que eles construam novas lideranças e um terreno fértil para implantar as políticas públicas necessárias”.


Confira o que não pode faltar na mala rumo ao maior Congresso da Juventude


Faltam poucos dias para a nossa formação política e é essencial ter alguns cuidados além de se certificar que não está esquecendo nada ao fazer as malas rumo à Venda Nova.


 CHECK-LIST!


– Roupas leves e confortáveis


– Roupas de banho


– Agasalho


– Barraca (para homens, meninas irão dormir nos quartos da escola agrícola)


– Saco de dormir/colchão/colchonete


– Roupa de cama (lençol, travesseiro e cobertor)


– Cadeados


– Objetos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, escova de dente, creme dental, sabonete, toalha de banho e absorvente)


– Kit de primeiros socorros


–  Sombrinha


– Repelente


– Chinelos


– Dinheiro trocado


– Saco de lixo


– Chapéu/boné


– Garrafas de água


Durante o evento, é de extrema importância portar um documento oficial com foto (RG), somente através dele é permitida a entrada nos alojamentos e nos espaços onde ocorrerá o congresso. O procedimento é válido tanto para o credenciamento, quanto para ter acesso aos alojamentos.



Fotos