Notícias

(04/08/2017)
JSB realiza primeiros Congressos Municipais


WhatsApp_Image_2017-08-04_at_11.36.04A maratona de Congressos da Juventude Socialista Brasileira do PSB-ES já começou. A JSB de cinco municípios capixabas, da Grande Vitória e do interior, já realizaram o evento e elegeram uma nova executiva municipal. São eles: Serra, Vila Velha, Vitória, São Gabriel da Palha e Vila Valério. Conversamos com os representantes eleitos para conhecer suas metas e expectativas à frente da nova gestão.


Participação política


Vila Velha foi a primeira cidade a realizar o Congresso Municipal, no dia 23 de julho, no espaço Estação Verde, onde Tayná Frizzera foi eleita a nova presidente da JSB Vila Velha. A estudante de Direito de 22 anos, que é filiada ao PSB desde os 16, contou que sempre esteve inserida nas atividades do partido, mas decidiu este ano entrar para a Juventude Socialista. “Por ser muito participativa na área política, fui escolhida por Daniel Pio a cuidar da nova gestão. Percebi que a juventude de Vila Velha é pequena e estou aberta a novos projetos. Tenho ideias, pretendo dar uma reviravolta e agregar novos membros com voz ativa no grupo”, disse otimista.


Preparação Conubes


Na Serra, o Congresso ocorreu no dia 26 de julho, na sede local do PSB, com a presença de aproximadamente 50 pessoas. Assumindo no lugar de Jiberlândio Sahad – que também é Secretário do Movimento Estudantil da JSB Estadual, o administrador e estudante de pedagogia, James Miranda, de 25 anos, filiado há 3 anos à JSB, falou da expectativa para os próximos eventos.


“Tivemos uma grande participação da Juventude serrana no encontro. Em breve vem o Congresso Estadual da JSB e já estamos nos preparando para o Congresso Nacional dos Estudantes Secundaristas (Conubes), que será em novembro, em Goiânia. Até lá, pretendemos aumentar nosso quadro de filiados, sempre fortalecendo e buscando o melhor para a juventude da Serra”, afirmou.


Coragem para mudar


Em 29 de julho, foi a vez da JSB de São Gabriel da Palha eleger sua nova executiva municipal. O Congresso foi sediado no auditório da CDL e quem assumiu a presidência foi o estudante de engenharia civil Claudinei Odebrecht, de 24 anos. Filiado ao PSB há 2 anos, ele foi indicado pelo ex-presidente João Henrique, por ser um militante dedicado e mais assíduo às políticas públicas da juventude. “Assumimos com a missão de trabalhar a juventude com determinação e coragem para mudar. Nossa meta é trazer jovens com novas ideias e que tenham vontade de fazer política”, disse Claudinei.


Revolução


Com a presença de lideranças como o presidente nacional da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, e o vice-prefeito, Sérgio de Sá, o Congresso Municipal de Vitória ocorreu no dia 30 de julho, e levou cerca de 50 participantes ao Clube dos Oficiais. Jaqueline Cosme, 28 anos, que se filiou agora à Juventude Socialista, foi eleita para comandar a JSB Vitória nos próximos três anos. “A nova gestão é formada por jovens empolgados. Eu espero auxiliar o partido e promover debates sobre políticas públicas para os jovens, que têm sido social e economicamente ainda mais afetados pela crise. Inseri-los no debate político, cultural e profissional, pois a juventude é que dá toda a garra para a revolução de um país”, completou Jaqueline.