Notícias

(17/07/2018)
Foletto propõe incentivo a investimento em tecnologias que reduzam acidente


27522240348_41eab47814_bO deputado federal Paulo Foletto (PSB-ES) apresentou, na última quinta-feira (12), uma emenda à Medida Provisória 843 com incentivo fiscal às montadoras que tenham projeto de desenvolvimento e inovação tecnológica na produção de novos veículos com mecanismos para evitar acidentes de trânsito.


“Existem muitas tecnologias, equipamentos eletrônicos e sensores que podem ser incorporados aos veículos para salvar vidas, além de assegurar competitividade para as montadoras”, afirma o socialista.


Co-autor do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), Foletto destaca que o objetivo da emenda é fazer o setor automobilístico contribuir para o cumprimento e implantação da nova legislação. O Pnatrans, criado pela Lei 13.614/2018 e sancionado em janeiro deste ano, pretende diminuir, pela metade, o índice nacional de mortos em acidentes de trânsito no país, no prazo de dez anos, mesma meta do Plano Global para a Década de Ações 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU).


A emenda destaca que o incentivo ao desenvolvimento e produção tecnológica de novos modelos de veículos por parte das montadoras, com a finalidade de novas soluções estratégicas para segurança dos veículos e do trânsito, visando evitar acidentes, é uma “medida fundamental” para o sucesso do Pnatrans.


Fonte: Comunicação/PSB Nacional