Notícias

(09/06/2016)
Foletto defende vacância e novas eleições para a presidência da Câmara


paulo-folettoO presidente do PSB-ES e líder da bancada do PSB na Câmara Federal, Paulo Foletto (ES), pediu nesta quarta-feira (8) apoio dos parlamentares para que seja declarada vacância do cargo de presidente da Casa e seja convocada nova eleição. Um requerimento de urgência ao projeto de resolução que determina a vacância, proposto pelo PPS, tramita na Câmara.


Há pouco mais de um mês, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está suspenso do mandato e afastado da presidência da Casa por tempo indeterminado, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu lugar, Waldir Maranhão assumiu a presidência da Câmara, mas não participa das votações em plenário.


Para o líder Paulo Foletto, a ausência de Maranhão em decisões importantes mostra que o cargo de presidente está vago e precisa ser preenchido. “Precisamos dar rumo a este barco desgovernado, para que a Câmara volte a tomar decisões importantes para toda Nação brasileira”.


Para o socialista, caso o processo de cassação de Cunha não avance no Conselho de Ética, em apenas cinco sessões o plenário pode votar o requerimento de urgência para determinar a vacância na presidência da Casa. “Temos que priorizar as necessidades dos brasileiros”.


Também o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que as manobras utilizadas por Cunha para se livrar da cassação envergonham o parlamento. “É nossa obrigação, como parlamentares, cassar o mandado do deputado afastado. Temos que tirar daqui quem mancha a imagem da Casa e permitir que nova eleição seja realizada”.


Afastamento


A decisão unânime da Suprema Corte ratificou liminar do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, ao analisar pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Cunha teria usado o cargo para prejudicar as investigações da Lava Jato e o andamento do processo de cassação que se estende por seis meses no Conselho de Ética da Câmara. O deputado é réu e alvo de investigações na operação.