Notícias

(15/04/2016)
FJM lança cartilha para pré-candidatos a vereador e vereadora




FJM lança cartilha para pré-candidatos a vereador e vereadora


Cartilha apresenta informações indispensáveis aos pré-candidatos, qualificando as propostas e discursos nas eleições 2016


CapturarA Fundação João Mangabeira (FJM) lançou mais uma cartilha preparatória aos interessados em disputar vagas para o cargo de vereadora ou vereador no Partido Socialista Brasileiro (PSB). “Como ser vereadora e vereador do PSB 40: cartilha eleições 2016”, escrita pelo sociólogo, militante socialista e coordenador estadual da FJM-ES, Odmar Péricles Nascimento, integra a estratégia “Agenda 40” de formação política e de candidaturas visando as eleições de outubro.


A motivação para a produção do material é a necessidade de qualificar os pré-candidatos socialistas, formando políticos que atendam aos anseios de suas comunidades. “Percebemos que no momento atual da política brasileira, a população em geral está desmotivada. Essa foi a nossa forma de motivar e qualificar nossos pré-candidatos para reflitam isso nas eleições 2016”,


Como ser vereadora e vereador do PSB 40: cartilha eleições 2016


Dividida em nove painéis, a cartilha disserta sobre conteúdos indispensáveis para assumir uma candidatura socialista com princípios e metas a serem atingidas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas disponibilizando serviços públicos eficientes nas cidades brasileiras. Logo no início, aborda a história das câmaras municipais no Brasil; explica a formação e os compromissos do poder municipal no atendimento às demandas da sociedade, as atribuições do município na Constituição Federal e Estadual, além do entendimento da Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara.


Após demonstrar os mecanismos que regem o funcionamento do poder público municipal, o autor traça um perfil do PSB, do sistema partidário e apresenta a lei eleitoral atualizada para as próximas eleições. No sétimo painel Odmar Péricles escreve sobre a aplicação do marketing eleitoral nas campanhas. Em seguida, dá dicas sobre como trabalhar uma proposta de atuação parlamentar e como se organiza uma campanha.


Conteúdo on line


A cartilha para as vereadoras e vereadores já está disponível no site da FMJ (www.fjmangabeira.org.br) e também na versão impressa. Nesta primeira edição, foi feita uma tiragem de 20 mil exemplares para ser distribuída nos 26 estados brasileiros. Renato Casagrande, ex-governador do Espírito Santo e presidente da Fundação João Magabeira, salienta que a democracia exige detentores de mandatos com ética e compromisso com o coletivo, o que faz fundamental este conhecimento.


 “Nós do PSB, temos a responsabilidade de formar nossos candidatos para que tenhamos representantes mais qualificados e conscientes dos principais problemas que afetam a comunidade. Estamos percorrendo os municípios, implementando o “Agenda 40” para fornecer conteúdo aos candidatos socialistas”, salienta Casagrande.