Notícias

(16/08/2017)
Estudantes da JSB são homenageados em sessão solene do Dia dos Estudantes


Trinta estudantes de escolas e faculdades das redes pública e privada de todo o Estado foram homenageados pela Assembleia Legislativa em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto. Em sessão solene na noite da última segunda-feira (14), eles receberam placas e certificados do Parlamento estadual em reconhecimento ao seu engajamento político e social em prol das mudanças da educação. A proponente do evento foi a deputada Eliana Dadalto (PTC).

Membros da Juventude Socialista do PSB-ES da Serra, que já se tornaram referência de militância estudantil a nível local e nacional, estavam entre os homenageados: Fabrícia Barbosa, dirigente no Espírito Santo da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e diretora da Ueses, entidade estadual; e Isaac Rodrigues, diretor de Comunicação da União Municipal dos Estudantes Secundarista (Umes) da Serra. Ambos são alunos do colégio Aristóbolo Barbosa Leão, maior escola da rede estadual da Serra.


Representatividade nacional

Fabrícia, aos 17 anos e filiada a JSB/PSB com histórico no movimento estudantil, afirma que o reconhecimento motiva o aluno e que deveria haver mais incentivos como esse para dar destaque às iniciativas estudantis e oportunidade de aproximar a juventude do poder público. “O trabalho que faço na minha escola é o diálogo para que o aluno possa se posicionar e representar o seu papel na sociedade. Ninguém melhor que ele para falar de educação. Sempre tive essa postura e é importante continuarmos fazendo esse trabalho para lapidar sempre novas lideranças nas escolas”.

Em sua fala, a estudante criticou os cortes nas verbas para a educação e convocou os colegas a participarem dos movimentos das entidades representativas dos estudantes. “Se os próprios alunos não brigarem por melhorias na educação, poucos adultos farão esse esforço”, ressaltou. Ela pediu também que o governo e as forças políticas se unam para tirar do papel a construção da tão sonhada Universidade Estadual do Espírito Santo, bandeira do ex-governador Renato Casagrande que é aguardada há décadas pelos capixabas.


Criação de grêmio e horta na escola

O secundarista Isaac, de 15 anos, conta que foi homenageado por seus feitos dentro da própria escola, onde foi responsável por montar o grêmio, reativar a banda marcial e teve a iniciativa de reunir outros colegas durante a ocupação de 2016 para fazer uma horta comunitária, da qual todos desfrutam hoje. “Acredito que iniciativas como essa estimulam os colegas. A educação no Brasil não vai mudar se o próprio aluno nao estiver envolvido”, garante.

Ele enxerga o reconhecimento da Ales como um grande incentivo. “Me sinto honrado por essa homenagem, isso me estimula a continuar fazendo ações para melhorar a qualidade do estudo na minha escola e fora dela. É muito importante o próprio estudante lutar por seus direitos e sei que devo fazer a minha parte”, afirma Isaac, que já integra uma chapa do grêmio na nova escola e segue se articulando para, quando completar 16 anos, se filiar à Juventude Socialista.

Os deputados Sergio Majeski (PSDB), Bruno Lamas (PSB), Rodrigo Coelho (PDT), Luzia Toledo (PMDB) e Janete de Sá (PMN) também usaram a tribuna para saudar os estudantes pelo seu dia. Eles enalteceram o papel dos estudantes em prol da construção de um país melhor. A saudação aos alunos foi feita ainda por autoridades estaduais e de municípios capixabas na área do ensino.



Fotos