Notícias

(06/06/2018)
Empoderamento da juventude marca formação política da JSB


IMG_7234Os 105 jovens que embarcaram neste feriado prolongado para Venda Nova do Imigrante para participar do Curso de Formação Política promovido pela Juventude Socialista Brasileira (JSB-ES) saíram do evento abastecidos de um sentimento unânime: empoderamento. A maior formação política da história da juventude socialista do PSB-ES, embalada pelo tema A Juventude Se Une Com Coragem e Esperança, ocorreu entre os dias 31 de maio e 03 de junho no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Venda Nova, com participantes de 12 cidades capixabas.


Ao todo, foram 11 mesas de debate e palestras que abordaram temas como movimento estudantil, funções parlamentares, Projeto Brasil e a história do PSB socialismo e liberdade; uma oficina de mídias sociais e uma emocionante homenagem aos ex membros da JSB. Durante o curso de formação também foi constituída a 1ª Plenária de Políticas LGBT na Juventude, que discutiu, entre outras pautas, o combate à LGBTfobia, o uso do nome social nessas eleições e as políticas públicas voltadas para a juventude LGBT.


“Tivemos um grande enriquecimento político com esse evento. Teve gente que veio de longe e saiu vitaminada para falar das eleições, ingressar na boa política. Voltamos com nossos corações cheios e mentes pensantes na esperança de construir um estado e um país bem melhor para todos nós”, comemorou o presidente estadual da JSB, Jiberlandio Sahad.


O time de palestrantes contou com três representantes nacionais da juventude: o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Rodrigo Moreira, o diretor de políticas públicas da UNE, Tales Bandeira, e o diretor de relações internacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Washington Campos. O evento teve, ainda, a participação do vereador de Venda Nova, Chico Foletto (PSB), e do ex-prefeito de Pinheiros, Antonio da Emater.


Já os nomes do PSB que contribuíram com a formação foram Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador do Espírito Santo, o deputado federal Paulo Foletto, o presidente estadual Luiz Ciciliotti, representantes dos segmentos, como Jacqueline Moraes (Mulheres Socialistas), Valneide Nascimento (Negritude Socialista nacional), Renan Cadais (LGBT) e demais membros do partido, como Edmar Camata, Odmar Péricles, professor Junior Bola, Lucio Spelta, Alberto Gavini e Ted Conti.


Propostas da juventude


Durante o evento, a JSB entregou uma carta a Renato Casagrande com as propostas da juventude capixaba para a sua pré-candidatura ao governo do Estado. Entre elas, estão a criação da universidade estadual, a criação da subsecretaria de juventude e a ampliação do passe-livre irrestrito para todos os estudantes do Estado, uma vez que hoje o benefício só contempla a Grande Vitória.


Outro documento foi entregue ao deputado Foletto, vice-presidente do PSB-ES, mostrando o apoio da JSB à sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados, e listando também outras propostas para que ele defenda as políticas públicas para a juventude em Brasília. Uma delas é a ampliação do ID Jovem para viagens intermunicipais. Atualmente o programa só dá descontos para viagens interestaduais. “Queremos ampliar o Estatuto da Juventude”, ressaltou Jiberlândio.


Sobre a conquista de espaços dentro do próprio partido, o presidente da JSB-ES afirma que a Juventude Socialista tem cadeira na executiva estadual e nas municipais, mas o objetivo é alcançar a cota de 10% de membros jovens nas executivas municipais. “A ideia da JSB com essa proposta é a renovação política, para que a juventude também esteja no poder. Esse poder não começa lá no congresso, tem que começar dentro do nosso partido para que essa representatividade cresça à medida que vamos atingindo outros setores da política”, completou.




Fotos