Notícias

(26/06/2018)
Comissão Executiva Nacional aprova critérios para utilização do fundo eleitoral de financiamento


42038020854_031197c47b_hA Comissão Executiva Nacional (CEN) do PSB aprovou, no dia 11 de junho, resolução que disciplina critérios para a utilização dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, destinado às eleições deste ano. De acordo com a resolução, o valor remanescente da reserva de 30% dos recursos destinados a candidaturas femininas será divido da seguinte forma:


– 45% dos recursos serão destinados para as campanhas majoritárias aos cargos de governador, senador e vice-presidente da República, se for o caso;


– 55% dos recursos serão destinados para campanhas proporcionais aos cargos de deputados federal, estadual e distrital.


Do percentual destinado às campanhas majoritárias, 5% serão contingenciados para o segundo turno. Antes de reunir a Executiva, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, discutiu o assunto com os governadores, as bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado.


De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral, o PSB receberá R$ 118 milhões para compor o seu fundo eleitoral.


Segundo a resolução da CEN, a distribuição de recursos será feita pela direção nacional, levando em consideração a prioridade de reeleição dos atuais mandatários e a probabilidade de êxito das candidaturas, levando em conta o crescimento das bancadas no Congresso Nacional e o aumento do número de governadores.


A comissão executiva resolveu também que os candidatos a deputados estaduais e distritais só poderão receber recursos do fundo eleitoral se apoiarem integralmente os candidatos à eleição ou reeleição a deputado federal.


Acesse aqui a resolução CEN 002/2018.


Fonte: PSB Nacional