Notícias

(23/02/2018)
Cidades de prefeitos socialistas sobem no Mapa do Turismo Brasileiro


Quem visita os municípios de Alfredo Chaves e Nova Venécia encontra boa estrutura para conhecer os pontos turísticos. As duas cidades, administradas por prefeitos do PSB-ES, subiram de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro, um relatório do Ministério do Turismo, atualizado a cada dois anos, que revela a melhoria no desempenho turístico de municípios brasileiros e é utilizado para distribuição de recursos.


Ambas estão entre as 15 cidades do Espírito Santo que tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.


Com o resultado, Alfredo Chaves e Nova Venécia, agora classificados na categoria C, podem pleitear apoio para promover eventos geradores de fluxo turístico, podendo receber um limite de R$400 mil por ano do governo federal para a realização de festejos. O Espírito Santo atualmente conta com 62 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, classificadas da seguinte maneira: a categoria “A” conta com 1 cidade, Vitória; a “B” com 9; a “C” com 15; a “D” com 35; e “E” com 2 cidades. As novas categorias já estão disponíveis no endereço http://www.mapa.turismo.gov.br.


Todos os municípios – de A a E – estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.


Investimento dos municípios


A melhoria na classificação mostra que os municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer a atividade turística. O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, atribui o resultado positivo aos recentes investimentos locais no setor. “Esse crescimento é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Venécia. Em 2017 lançamos o Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural de Nova Venécia e região. É uma ação voltada para melhoria da infraestrutura no meio rural, pensando no fomento do turismo. Estamos colhendo os primeiros resultados e isso é muito gratificante”, disse o prefeito.


O secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, projeta um futuro ainda


melhor para o setor. “Estamos terminando o cadastramento de várias propriedades rurais que


já são ótimos destinos turísticos em nosso município. A ideia é ampliar ainda mais as opções e


estruturar o que já temos, para que possamos oferecer qualidade aos nossos visitantes, e com isso, gerar emprego e renda em nosso município através do turismo”, completa.


Já Alfredo Chaves atribui o crescimento ao grande fluxo de turistas que passam pela cidade, cada vez mais cheia em finais de semana, épocas de festas e feriados. A tranquilidade, a qualidade de vida e a característica de cidade hospitaleira aliadas a uma maior estruturação do setor hoteleiro, seja no atendimento ou no engajamento com as redes sociais, contribuíram para esta recolocação. O município possui um Portal de Turismo na internet, onde disponibiliza o calendário de eventos, pontos turísticos, pousadas, restaurantes e diversos outros serviços voltados ao setor.


Segundo a Secretaria de Comunicação de Alfredo Chaves, o recurso que a cidade deve receber será investido no maior e mais tradicional evento local, que é Festa da Banana e do Leite. O prefeito Fernando Lafayette afirma estar satisfeito com a recolocação do município e que muita coisa ainda precisa ser feita para qualificar e promover o turismo da região. “Esses resultados nos deixam mais animados em continuar trabalhando para que Alfredo Chaves seja cada vez mais o caminho dos turistas e que estejamos aptos a recebê-los”.


Confira os 15 municípios que cresceram:


Alfredo Chaves


Aracruz


Boa Esperança


Castelo


Conceição da Barra


Divino de São Lourenço


Domingos Martins


Fundão


Iconha


Jerônimo Monteiro


Linhares


Marechal Floriano


Mucurici


Nova Venécia


Venda Nova do Imigrante



Fotos