Notícias

(27/11/2018)
Casagrande anuncia mais nove nomes para gestão de 2019


O governador eleito Renato Casagrande anunciou nesta quarta (21) e quinta-feira (22) o nome de mais nove pessoas que irão compor sua equipe de governo a partir de janeiro de 2019. Foram nomeados mais quatro secretários e secretárias, um diretor técnico, um chefe de gabinete e mais três dirigentes que formarão a cúpula da área de segurança pública juntamente com o secretário Roberto Sá.


img-9627


 “São pessoas que já possuem experiência com a vida pública. Este é um critério que tem norteado e que irão nortear até o final toda composição da equipe de governo. Vamos também passar uma borracha em 2017 [greve geral da PM] e olhar para frente, sabendo da importância da integração da Polícia Militar com a Polícia Civil para o enfrentamento ao crime contra a vida”, disse Casagrande.


 


Conheça os nomeados e suas respectivas pastas e áreas de atuação:


valesia-perozini Chefe de Gabinete: Valésia Perozini


Formada em direito. Especialização em direito eleitoral. Foi chefe de gabinete durante toda a trajetória política do overnador eleito Renato Casagrande.


 


 


 


luiz-carlos-cruzSecretaria de Justiça: Luiz Carlos Cruz


Delegado da Policia Federal. Formado em direito pela UERJ e ciências náuticas. Foi chefe da delegacia de Polícia Marítima por sete anos. Coordenou a comissão estadual de segurança pública de portos terminais e instalações portuárias e vias navegáveis do estado do Rio de janeiro. Foi presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos portos, terminais e vias navegáveis por seis meses.


Foi diretor de operações da Secretaria Extraordinária para segurança de grandes eventos do RJ, responsável pelo planejamento, treinamento e coordenação das ações de segurança para eventos como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.


 


nara-borgo


Secretaria de Direitos Humanos: Nara Borgo


Mestre em direito. especialista em direito penal econômico (Universidade de Castilha – La Mancha – Espanha) e direito penal (Universidade Mar Del Plata – Argentina). Professora universitária. Cursa MBA em gestão de pessoas. Já foi vice-presidente da OAB/ES, presidente da comissão de direitos humanos da OAB e atuou como conselheira no conselho estadual de direitos humanos. Atualmente é secretária municipal de direitos humanos da Prefeitura de Vitória.


 


fabio-damascenoSecretaria de Transporte e Obras Públicas: Fábio Damasceno


Engenheiro civil, com especialização em transportes pela Faculdade de Engenharia Industrial São Bernardo do Campo (FEI). Cursou mestrado em transportes e fez pós-graduação em administração pública e gestão de cidades. Atua na área de transportes desde 1996 e já trabalhou na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo e em outras empresas de consultoria do setor. Foi diretor de transportes do DER (ES) e secretário municipal de transportes e infraestrutura urbana de Vitória (ES) na primeira gestão Casagrande. Foi secretário de estado dos transportes e obras públicas. Durante um ano, foi secretário-adjunto da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal. Desde setembro de 2016, ocupa o cargo de secretário de mobilidade do Distrito Federal.


luiz cesar marettoDireção DER e IOPES: Luiz CesarMaretto


Luiz Cesar Maretto, 58 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Gama Filho. Foi diretor do Dertes e diretor de transporte do DER. Na primeira gestão Casagrande, foi diretor do Instituo de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES).


 


 


 


 


leniseSecretaria de Gestão e Recursos Humanos: Lenise Loureiro


Formada em direito pela UFES. Pós-graduada em processo civil. Gestora pública desde 2002. Foi secretária de educação na Prefeitura de Vitória. Foi secretária de Meio Ambiente na Prefeitura da Serra e de Esportes no governo do Estado. Na gestão do prefeito Luciano Rezende, foi secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento da Cidade. Na primeira gestão do governo Casagrande foi presidente do IDAF.


 


 


coronel-barretoComandante Geral da Polícia Militar: Coronel Barreto


Formado em direito pela UFES. Concluiu o curso de formação de oficiais na escola de formação de oficiais do ES. Pós-graduado em direito processual na FDV e também em gestão estratégica de segurança pública. Cursou escola da magistratura na Amages. Fez curso de especialização em inteligência policial na Polícia Militar do estado de São Paulo. Possui curso de Tiro Método Giraldi e curso de policiamento de trânsito. Atuou muitos anos na diretoria de inteligência da PM e subsecretaria de inteligência da Sesp. Comandou os batalhões de Guarapari (10°BPM) e Serra (6°BPM). Atualmente, exerce o cargo de diretor de finanças.


coronel-aguiar


Chefatura da Casa Militar: Coronel Aguiar


Coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior. Formado no CFO ES (1994). Bacharel em direito. Tem especialização em segurança pública. Foi comandante da Cia Choque BME. Foi diretor do CDP de Guarapari. Foi assessor militar no Tribunal de Justiça. Atualmente é diretor de apoio logístico da Policia Militar.


 


 


arrudaChefatura da Polícia Civil: Dr. Arruda


José Darcy Santos Arruda, delegado de Polícia de Estado desde 1992. Formado em direito, tem especialização em Segurança Pública pela UFES e em gerenciamento de conflitos e situações de crise com tomada de reféns pela Brigada Militar/RS/MJ (2001). Atualmente é superintendente de polícia especializada. Foi titular das Delegacias de Barra de São Francisco, Conceição do Castelo e São Mateus. Chefiou os departamentos de Polícia Judiciária de Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Vitória. Já foi titular da divisão de repressão aos crimes contra o patrimônio; titular da delegacia especializada de tóxicos e entorpecentes; titular da delegacia especializada de defesa do consumidor; chefe de gabinete da Polícia Civil; corregedor geral da Polícia Civil; subsecretário de Estado de Inteligência e Integração Correcional da SESP; professor universitário em direito penal; professor da academia de Polícia Civil.