Notícias

(17/12/2018)
Casagrande anuncia mais cinco nomes para sua equipe


Governador apresentou novo presidente da Cesan e o deputado Paulo Foletto para pasta da agricultura


O governador eleito, Renato Casagrande, anunciou na última sexta-feira (14) mais cinco nomes para compor sua equipe de governo a partir de 2019. Foram apresentados três secretário, diretor da Fapes e o novo nome da presidência da Cesan: Paulo Foletto, Secretaria de Agricultura; Marcus Vicente, Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Cristina Engel, Secretaria de Ciência e Tecnologia; Denio Arantes, diretor da Fapes; e Cael Linhalis, presidência da Cesan.


 Nova presidência da Cesan


A mudança de nome para o presidente da Cesan ocorreu porque o nomeado anterior, Alcio de Araujo está impedido em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Alcio era representante de uma empresa de vigilância aqui no estado e assinou um contrato com a Cesan há alguns meses. E a lei impede que quem tenha assinado contrato com alguma empresa possa fazer a gestão da mesma se tiver menos de três anos da assinatura do contrato. Dessa forma, Alcio ficaria impedido de assumir a função. Mas certamente ele irá contribuir com o governo de alguma outra forma”, explicou Casagrande.


Quem assumirá a presidência da Cesan é o administrador com trajetória na Caixa Econômica Federal, Cael Linhalis. Saiba mais sobre todos os nomeados.


paulo-foletto-secretario-agricultura-credito-raphael-marques-300x188Secretaria de Agricultura: Paulo Foletto


 62 anos, deputado federal. Médico cirurgião, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Entre 1993 e 1996 exerceu o mandato de vereador e, em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006. Em 2011, Foletto assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e exerce, nessa legislatura, seu segundo mandato na Câmara Federal.


 


marcus-vicente-secretário-desenvolvimento-urbano-300x188Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Marcus Vicente


64 anos, formado em direito. É deputado federal. A carreira política começou em 1976, quando foi eleito vereador de Ibiraçu. Em seguida, foi prefeito do município por dois mandatos. Está no quinto mantado de deputado federal. Foi secretário estadual de turismo e da Casa Civil. É vice-presidente reeleito da CBF, único capixaba a ocupar a posição..



 


cristina-engel-secretaria-ciencia-e-tecnologia-credito-raphael-marques-300x188Secretaria de Ciência e Tecnologia: Cristina Engel


57 anos, arquiteta com mestrado e doutorado na área de tecnologia. Ingressou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1994. Desde 1987, desenvolve atividades vinculadas à ciência e tecnologia, especialmente nas áreas de arquitetura/urbanismo e das engenharias. Atualmente, é coordenadora de um grupo internacional vinculado à sustentabilidade urbana, financiado pelo CYTED, composto por 7 países, 21 grupos e 121 componentes.


 


denio-rebello-arantes-fapes-credito-raphael-marques-300x188Diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes): Denio Rebello


63 anos, bacharel em física e matemática, é mestre em física e tem doutorado em ciência dos materiais. Em 1998, ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo – Cefetes e, já em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes e tornou-se o reitor quando o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) foi criado. Eleito em 2008, passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do Ifes, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Em 2015, foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).


cael-linhalis-credito-raphael-marques-300x188Presidência da Cesan: Cael Linhalis


57 anos, formado em administração, pós-graduado em administração com ênfase em gestão. Trabalhou por 33 anos na caixa econômica federal exercendo diversas funções de gestão: gerente de atendimento e relacionamento com clientes, gerente geral de agência, gerente regional da região norte do Espírito Santo, superintendente regional da região sul do Espírito Santo. Foi professor universitário por nove anos no curso administração das disciplinas gestão financeira e gestão de pessoas na FACEC – Faculdade de Ciências Econômicas. Tem cursos na área de gestão, financeiro, desenvolvimento de pessoas.