Notícias

(07/05/2016)
Capixabas participam do seminário preparatório Cidades Inclusivas em Brasília


Capixabas participam do seminário preparatório Cidades Inclusivas em Brasília


O evento reuniu 850 pré-candidatos a prefeitos de todo o Brasil, capacitando-os para as eleições 2016


comissaocapixaba_fjm_cidadesinclusivas


Durantes os dias 5, 6 e 7 de maio, 25 dos 35 pré-candidatos a prefeitos do PSB do

nosso Estado participaram do “Cidades Inclusivas: seminário preparatório para as eleições 2016″, realizado em Brasília pela Fundação João Mangabeira. O encontro, que reuniu cerca de 850 socialistas do país, teve como objetivo a consolidação da marca de programas inovadores desenvolvidos em administrações socialistas, subsidiando os participantes com informações para campanha das eleições deste ano.


O presidente do PSB ES, deputado federal Paulo Foletto, enfatiza o ânimo do partido em um evento deste porte. “Tivemos a presença expressiva de pré-candidatos dispostos a disputar a eleição e contribuir para o fortalecimento do partido. Isso reflete o espírito do PSB-ES, que quer fazer a diferença nesse processo de crise na política nacional que estamos enfrentando. As palestras e conteúdos foram de excelente qualidade e nos qualificaram para a disputa eleitoral”, destaca.


A abertura do evento contou com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande. O vice-ministro de Infraestrutura e ministro dos Transportes da Itália, Riccardo Nencini, apresentou as perspectivas políticas do socialismo europeu e as boas práticas de planejamento e gestão em infraestrutura, mobilidade urbana nas pequenas, médias e grandes cidades italianas. Durante a noite, houve uma homenagem ao centenário de Miguel Arraes e apresentação cultural.


Lançamento de livros, Direito Eleitoral e Redes Sociais marcam o segundo dia do evento


IMG-20160506-WA0016Ontem (06), a programação começou com o lançamento do livro “Compromisso com o Futuro: organização de uma campanha socialista às eleições 2016”, do presidente da FJM e secretário-geral do PSB, Renato Casagrande. O documento aponta práticas modernas de administração pública, com objetivo de sanar dúvidas na concepção de um programa de governo.


Na parte da tarde, o ex-ministro do STJ e do TSE Gilson Dipp comandou uma conferência sobre Direito Eleitoral, com a participação dos especialistas em direito eleitoral Gabriela Rollemberg e Rafael Carneiro. Mais tarde, o curso contou com uma palestra sobre o papel das Redes Sociais nas eleições, com Leonardo Carraretto, especialista em Marketing Eleitoral nas redes sociais, e Kao Martins, jornalista, consultor, diretor em várias campanhas regionais pelo Brasil, especialista em marketing político.


A programação da sexta-feira terminou com uma mesa redonda sobre boas práticas de gestão socialista nos municípios brasileiros. Durante a noite, dentro do ciclo de homenagens aos 100 anos de Miguel Arraes, o neto e advogado Antônio Campos lançou o livro “O Processo de Anistia Funcional de Miguel Arraes”. Importante registro documental da anistia funcional pelo Estado Brasileiro ao servidor Miguel Arraes, exilado do país por perseguição política.


Comportamento do eleitor


Hoje, terceiro e último dia do evento, às 9 horas, o vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, abriu o dia com uma análise do partido e da conjuntura nacional. No painel “O que pensa e o que deseja o eleitor em 2016”, o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, e o cientista político Alberto Almeida traçaram o comportamento dos brasileiros que pode orientar o voto.


A opinião dos pré-candidatos a prefeitos


Tadeu Marino, pré-candidato a prefeito de Colatina, destaca que o nível de organização do seminário foi fundamental para o sucesso do evento. “As mesas redondas eram voltadas para nós e houve muita troca de experiências e fortalecimento de amizades. Foi uma fábrica de ideias, mostrando como se administra com sucesso uma gestão que tem como objetivo o cuidado com as pessoas”, salienta Marino.


Para Gedson Merízio, pré-candidato a prefeito de Guarapari, o “Cidades Inclusivas” evidenciou que na administração pública não há espaço para amadores. “Estamos empolgados.  Em meio à crise de valores que estamos vivendo, o prefeito deve ter um olhar humano para o seu município. É aquele que deve planejar a sua cidade e cuidar da população”, afirmou o pré-candidato.


Victor Coelho, pré-candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, a troca de experiências com os palestrantes e os projetos exitosos de gestões do PSB foram o auge do Seminário. “Os debates foram de altíssimo nível e uma experiência enriquecedora para todos os pré-candidatos do PSB. Todos nós voltamos para nossas cidades acreditando que é possível ter um modelo de gestão com um único objetivo: melhorar a vida das pessoas”, destaca Victor.


Adilson Avelina, pré-candidato a prefeito de Cariacica, destacou que o seminário foi importante para que os socialistas possam oferecer o melhor para a sociedade. “Quem quer administrar uma cidade, tem que se preparar. O Cidades Inclusivas veio para isso. Agora é se preparar ainda mais para as eleições 2016”, ressalta Avelina.


O pré-candidato a prefeito de Vila Velha do PSB, o Professor Júnior Bola, também participou do evento e parabenizou a organização “Cidades Inclusivas”. A Fundação João Mangabeira surpreendeu a todos. Aprendi em três dias mais do que li em 20 anos, talvez. As palestras foram produtivas, a troca de experiência nos mostrou a real situação do nosso país. Volto ainda mais motivado para Vila Velha”, ressaltou o professor.


Para Iracema de Paula, pré-candidata a prefeita de Marechal Floriano, o seminário foi fundamental para as mulheres. “Foi uma experiência muito interessante. Conhecer com detalhes a Lei Eleitoral com a Gabriela foi fantástico. As mulheres que participaram perceberam a importância de sermos candidatas pelo PSB, fortalecendo o partido e empoderando as mulheres socialistas. Volto disposta e aberta para dialogar com o partido no Estado e no Município”, disse a pré-candidata.



Fotos