Notícias

(16/07/2015)
Assembleia Legislativa do ES aprova contas do governador Casagrande


O bom-senso prevaleceu e a justiça foi feita com a aprovação das contas do governador Renato Casagrande, a frente do executivo capixaba, no ano de 2013. O plenário da Assembléia Legislativa reconheceu o trabalho isento feito pela equipe técnica do Tribunal de Contas que recomendou a aprovação das contas, assim como, os conselheiros no pleno do TCES e o ministério público de Contas, todos com pareceres favoráveis a aprovação das contas “sem ressalvas” do governador Renato Casagrande, referentes ao ano de 2013.


O impasse se formou após parlamentares da Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa, desconsiderarem todas as recomendações técnicas de especialistas na área de finanças e pareceres do ministério público de Contas e do pleno do Tribunal e rejeitarem as contas, num movimento político, tendo como justificativa o não cumprimento da meta fiscal sugerida pelo ministério da Fazenda. A meta fiscal é uma projeção feita pelo ministério Fazenda que não impacta na saúde financeira do Estado, portanto, não é determinante na análise final que avalia o equilíbrio fiscal das contas públicas.


No governo Renato Casagrande, o Estado do Espírito Santo foi eleito o mais transparente do Brasil, de acordo com a ONG Contas Abertas. Também é considerado pelo Tesouro Nacional da República, o único Estado brasileiro com nota A pelo equilíbrio fiscal e financeiro nas contas públicas.




Fotos