Notícias

(17/05/2016)
Agenda 40: Formação Política em Nova Venécia prepara pré-candidatos para as eleições 2016


Agenda 40: Formação Política em Nova Venécia prepara pré-candidatos para as eleições 2016


A importância da comunicação e do uso das redes sociais, o papel dos parlamentares e a conjuntura política do Estado foram os temas abordados


Foto Nova Venécia


Na última sexta-feira (13), cerca de 65 pessoas participaram do Seminário de Formação Política, em Nova Venécia, realizado pela Fundação João Mangabeira do Espírito Santo (FJM-ES) com o apoio do PSB-ES. O encontro, pertencente a estratégia da Agenda 40, teve como objetivo preparar os pré-candidatos para as eleições 2016 e fortalecer o partido em todo o Estado.


Entre os presentes, o Presidente do PSB-ES e Deputado Federal Paulo Foletto, fez um panorama do contexto político nacional, salientando a importância dos pré-candidatos capacitarem-se. “ Vivemos um momento em que a população está desesperançosa. É fundamental nos prepararmos para um debate coerente com os anseios do povo”, destacou Foletto.


Mário Sérgio Lubiana, socialista e prefeito de Nova Venécia, também estava presente no Seminário, capacitando-se como pré-candidato a reeleição. Em sua fala, além de ressaltar a importância do apoio do partido, Lubiana falou sobre o reconhecimento que teve nacionalmente com o Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae.


“Receber este prêmio mostra que uma prefeitura socialista é comprometida com os ideais de desenvolvimento e com o que tem de mais importante no município: o povo. Agradeço a todos aqueles que contribuíram para que o projeto “Nova Venécia: Campo Vivo” se tornasse realidade e mudasse a vida de tantas pessoas”, destacou o prefeito.


Comunicação antes e durante as campanhas eleitorais


A comunicação em período pré-eleitoral também foi um dos temas abordados por Lívia Bernabé, especialista em redes sociais que palestrou durante o evento. ^CF83FF98B35A8B75511CA5683F7B787534F9ADFA32ECBFAF5E^pimgpsh_fullsize_distr“As mídias sociais e a internet de modo geral, mudaram as formas de negócios, o comportamento humano, e, sem dúvida, a forma de se fazer política. Com recursos cada vez mais escassos e um tempo de campanha menor, as redes surgem como ferramenta indispensável para o desenvolvimento de um bom trabalho de um pré-candidato”, pontuou.


Lívia ressalta ainda a necessidade de um gerenciamento de mídias sociais realizada de forma planejada e estratégica, a fim de atingir os eleitores, que estão cada vez mais exigentes com o conteúdo que lhes é fornecido. “As pessoas estão conectadas, elas falam de política, recebem informação diariamente e estão cada vez mais exigentes”, salientou.


Regras eleitorais deve ser um estudo constante


^2F062339B36D98BE7989AE4282E0DC09D05A748014F56A5D75^pimgpsh_fullsize_distrLucio Spelta, advogado e membro da Fundação João Mangabeira no Espírito Santo, abordou as regras eleitorais vigentes nas eleições 2016, como, por exemplo, a diminuição do tempo de campanha para apenas 45 dias e a proibição de financiamento privado.


Para Lucio, as alterações foram promovidas para tornar o pleito mais transparente, mais barato e facilitar a fiscalização pelos órgãos competentes. “É importante para os pré-candidatos terem essas informações sobre as mudanças nas leis para que possam orientar suas campanhas dentro das normas e não incorrerem em impugnações, multas e rejeição de contas”, reiterou.


O papel das vereadoras e vereadores


^B9C1632DFBF5C42C9033F6A7FCC6F781C8F8A926C5C4AA81C6^pimgpsh_fullsize_distrO papel dos vereadores na sociedade e a necessidade de capacitação para promover um debate aprofundado, foi abordado pelo Coordenador da FJM-ES Odmar Péricles Nascimento.


Em sua fala, Odmar ressaltou a importância de estudar o material “Como ser vereadora e vereador do PSB 40: cartilha eleições 2016”, lançado pela Fundação João Mangabeira para qualificar os pré-candidatos. Percebemos que no momento atual da política brasileira, a população em geral está desmotivada. Essa foi a nossa forma de motivar e qualificar nossos pré-candidatos para que reflitam isso nas eleições 2016”, ressaltou Odmar.


 



Fotos